terça-feira, 23 de agosto de 2011

Polícia prende acusado de assassinar coronel da PM em 2006

Foi apresentado no final da manhã desta terça (23), Alexandre Pacheco Muniz, 29 anos, acusado de assassinar o coronel reformado da Polícia Militar Hilton Resende Montes, 68 anos. O crime aconteceu no dia 30 de abril de 2006, durante uma tentativa de assalto a uma casa, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife.

Na tarde da segunda (22), após denúncias de populares da Ilha, a polícia prendeu o acusado, que estava em casa. De acordo com o delegado de Casa Amarela, Gilmar Rodrigues, Alexandre ainda tentou fugir. MC Xandinho, como era conhecido o acusado, vinha cometendo vários assaltos e homicídios na Ilha.

No dia 10 de maio, mesmo ano do crime, Alexandre foi capturado pela polícia, juntamente com um adolescente. MC Xandinho chegou a ser condenado a 44 anos de prisão, mas fugir durante o regime semiaberto, que conseguiu ao obter progressão do regime. Hilton Resende Montes foi chefe da Casa Militar durante o governo de Miguel Arraes.



Confira abaixo um trecho da reportagem, feita na época, pelo caderno de Cidades:

Com o adolescente, a polícia encontrou um revólver 38. A arma está sendo periciada pelo Instituto de Criminalística. Na delegacia, os dois confessaram que a residência do coronel foi escolhida aleatoriamente.

“A gente não planejou. Vimos um grupo de pessoas idosas na frente da casa e decidimos fazer o assalto”, relatou MC Xandinho. Os jovens afirmaram que antes de realizar a investida haviam passado a noite bebendo em um bar. Conforme o delegado, a intenção inicial dos bandidos era apenas roubar dinheiro e objetos de valor das vítimas. No entanto, não esperavam a reação do PM.

Ao perceber o assalto, o coronel entrou num dos quartos e pegou uma arma. Nesse momento, os criminosos fizeram refém um sobrinho de Hilton Montes. Trancado no quarto, o policial teria efetuado disparos para afugentar os bandidos, mas eles não se intimidaram.

“Pedi para o coronel abrir a porta do quarto e colocar a arma no chão. Ele mandou eu me retirar da casa e disse que tinha ligado para a polícia”, lembrou o adolescente. Irritado com a atitude do PM, o jovem arrombou a porta com três pontapés. “Pedi novamente para ele entregar a arma, mas o PM se negou. Foi quando tirei o revólver da cabeça do sobrinho dele e atirei”, confessou. Depois do disparo, os dois fugiram sem levar nada.

Segundo a polícia, MC Xandinho já havia sido preso há três meses por porte ilegal de arma. Após a apresentação, ocorrida na Delegacia de Itamaracá, o rapper foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. O menor foi levado à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário