terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil quer aproveitar Copa do Mundo para reforçar ações voltadas à sustentabilidade

Rio de Janeiro - A decisão do governo federal de trabalhar com uma agenda voltada à sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014, contemplando, por exemplo, um programa de produtos orgânicos, é uma inovação. “É a primeira Copa que trabalhará isso”, disse o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, do Ministério do Esporte, Cláudio Langone.

Participou do seminário Green Rio-Oportunidades e Desafios da Copa 2014, promovido pelo portal Planeta Orgânico na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ).

Segundo Langone, o ciclo de eventos internacionais programados para o Brasil, que se iniciaram este ano com os Jogos Mundiais Militares, no Rio, deve ser aproveitado para a criação de uma agenda positiva.

Ele acredita que esses eventos vão representar, por exemplo, uma oportunidade para o Brasil promover a agricultura orgânica. Além da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Brasil vai sediar em 2012, no Rio de Janeiro, a Conferência Rio+20 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo tema central será a economia verde.

Juíza assassinada iria julgar tenente-coronel da PM por homicídio

RIO - A juíza Patrícia Acioli, executada com 21 tiros há 13 dias, em Niterói , tinha pela frente a missão de julgar um tenente-coronel da PM acusado de ser mandante de um assassinato. A magistrada chegou a decretar a prisão do oficial em dezembro de 2010, mas ela determinou a libertação dele em março passado. O tenente-coronel, que integrou a cúpula da corporação, teria sido baleado numa emboscada em 2009.

LEIA MAIS: Substituto de juíza recusa segurança e promete levar mão pesada a São Gonçalo

Uma lista com os nomes de 91 PMs que respondem a processos por homicídio na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde trabalhava Patrícia, foi encaminhada sexta-feira passada pelo Tribunal de Justiça à Polícia Militar . O comandante da PM, coronel Mário Sérgio, disse na terça-feira que essa relação ainda está sendo analisada e que os policiais da lista que estiverem no 7º BPM (São Gonçalo) serão transferidos para outros batalhões. Mário Sérgio voltou a afirmar que, caso seja comprovada a participação de PMs na execução da juíza ou no planejamento do crime, eles serão levados à Justiça, condenados e expulsos da corporação. Uma reportagem do jornal "O Dia" mostrou na segunda-feira que as balas que mataram a juíza são da PM.

Nesta terça-feira, o presidente da seção Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, disse que as declarações do comandante da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, de que policiais militares podem ter participado do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em Niterói, são "gravíssimas ". Damous afirmou ainda que é preciso ser realizada, com urgência, uma "faxina" na polícia do estado porque, segundo ele, "não é aceitável que tenhamos nas fileiras policiais assassinos ou mandantes de assassinatos". Ainda segundo o presidente da OAB, é preciso combater a corrupção policial e a atuação das milícias. Damous, porém, defendeu melhores salários para os policiais e um melhor aparelhamento das unidades militares, além do fortalecimento das corregedorias.

Com o assassinato de Patrícia, o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, transferiu o promotor Paulo Roberto Cunha Júnior, que atuava com a magistrada. Ele agora fará parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco). A transferência do promotor foi noticiada na terã-feira por Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. Além de Paulo Roberto, segundo Cláudio Lopes, pelo menos outros cinco promotores de Justiça estão hoje sob proteção no Rio. De acordo com o procurador, eles foram ameaçados ou cuidam de casos considerados de alto risco.

- O promotor entrou de férias antes mesmo do assassinato da juíza e também já tinha sido convidado para integrar o Gaeco. Com o crime, o convite foi reforçado. Mas a saída da comarca de São Gonçalo não significa que ele não vai mais atuar em casos que envolvam criminosos daquela região. Ele tem grande conhecimento sobre a atuação dos grupos de extermínio de São Gonçalo, e sua experiência vai acrescentar (informações) ao Gaeco, que investiga organizações criminosas - afirmou o procurador.

Segundo Cláudio Lopes, no lugar do promotor trabalharão dois promotores que já atuavam na 4ª Vara, com apoio de outros cinco com experiência em júri. O reforço, além de agilizar os processos que estão tramitando na comarca, vai aumentar a segurança dos integrantes do Ministério Público:

- À medida em que você despersonifica (a atuação num processo), aumenta a segurança do promotor. Ao matarem a juíza com o objetivo de intimidar a Justiça, os criminosos conseguiram o efeito contrário no Ministério Público. Não vamos desacelerar investigações, mas pisar no acelerador. Vamos pôr o número de promotores que for necessário, seja em São Gonçalo ou em qualquer outro ponto do estado. Vamos garantir que investigações sejam feitas e os criminosos, condenados - afirmou Lopes.

Responsável pela criação do Gaeco no Rio, o procurador-geral explicou que uma das razões para a formação do grupo foi exatamente despersonificar a figura do promotor original do processo:

- Nos casos de homicídios que envolvam grupos de extermínio, a participação do Gaeco, além de acelerar os processos, porque são vários promotores, também mostra que a investigação é da instituição Ministério Público.

Para Cláudio Lopes, os grupos de milicianos ou de extermínio, que envolvem a participação de policiais, estão se tornando ainda mais nefastos que o tráfico de drogas:

- Quando (esses grupos) chegam a ameaçar a autoridade, imagine o que não fazem com o cidadão comum. Por isto, precisamos enfrentá-los com mais força, energicamente. O tráfico é nefasto, mas as milícias são igualmente nefastas ou até piores. Porque o traficante nasceu bandido, mas é difícil imaginar que policiais credenciados, que deveriam proteger a sociedade, se voltem contra ela - concluiu.

Desde que foi criado, há três anos, o Gaeco já denunciou 602 pessoas, sendo 24 policiais civis, 50 PMs e um delegado federal, além de auxiliar nas investigações que levaram à apresentação de denúncia contra quatro vereadores: três como chefes de milícias e um por crime doloso contra a vida (todos presos preventivamente). Na área ambiental, denunciou as empresas Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), por crimes ambientais.

Miliciano que tinha lista com nome de juíza vai a júri popular

O juiz Fábio Uchôa, em exercício no 4º Tribunal de Júri de São Gonçalo, decidiu que Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, acusado de chefiar uma milícia em São Gonçalo, irá a júri popular . Gordinho foi preso em janeiro deste ano no Espírito Santo com uma lista que constava o nome de 12 pessoas que estavam marcadas para morrer, entre elas a juíza Patrícia Acioli.

Na manhã da segunda-feira, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desembargador Luiz Zveiter voltou a dizer, em entrevista à Rádio CBN, que não negou escolta para Patrícia Acioli. No fim de semana, o advogado da família da juíza, Técio Lins e Silva, avisou que pediria a reabertura de um processo no qual, segundo ele, Patrícia teria pedido proteção durante a gestão de Zveiter, que atualmente preside o TRE-RJ.

- Esse foi um fato lamentável, a morte de uma juíza, e uma juíza diligente. Determinadas pessoas querem fazer deste momento triste um palco para aparecer. Não é verdadeiro - disse o desembargador.

Vítima de homicídio na Oscar Freire concorreu ao Mister Brasil

Morto a facadas em um apartamento da rua Oscar Freire, área nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira, o modelo Murilo Rezende da Silva, 21, foi eleito Mister Piauí 2011 e ficou em sexto lugar no concurso Mister Brasil deste ano, segundo os organizadores do evento.

O corpo dele foi encontrado em um quarto do apartamento do analista de sistemas Eugênio Bozola, 52, no bairro de Pinheiros, zona oeste, que também foi assassinado na madrugada de hoje. Bozola foi encontrado na cozinha pela diarista, quando ela chegava para fazer faxina no apartamento.

A polícia suspeita que uma terceira pessoa tenha matado os dois e depois fugido com o carro de Bozola, um Honda Civic que, até as 20h30 de hoje, não tinha sido encontrado. No Twitter, os organizadores do Mister Brasil disseram que o modelo Silva era uma pessoa de "caráter irretocável, admirado por todos".

O analista assassinado é irmão do diretor-presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de dados de São Paulo) Célio Bozola. Segundo seus familiares, ele não tinha inimigos e nunca relatou ter sido ameaçado.

Conforme a Polícia Civil, Bozola estava morando havia quatro meses com um companheiro em seu apartamento. Os investigadores, no entanto, não souberam informar se essa pessoa era Silva. A polícia informou que o corpo dos dois homens tinham ferimentos e que há indícios de luta corporal, pois havia muitas manchas de sangue no imóvel.

O carro de Bozola, um Honda Civic, foi levado da garagem do prédio, que não possui câmeras de segurança. Manchas de sangue também foram encontradas na garagem. O caso foi registrado no 14º DP, mas deve ser encaminhado ao DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa). A principal testemunha do caso é o porteiro que trabalhava no turno da madrugada. Até as 20h30, ele ainda não tinha prestado depoimento.

Ainda na UTI, Sócrates aparece pela primeira vez e agradece apoio dos fãs

Apesar de permanecer na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, o ex-jogador Sócrates melhora a cada dia. Recuperando-se de uma hemorragia digestiva, sofrida na última quinta-feira, o "Doutor" mal conseguia falar, mas agora está mais disposto e comunicativo. Ele faz fisioterapia desde o último domingo e já consegue fazer caminhadas curtas. Comovido com o carinho dos fãs e amigos, Sócrates gravou uma mensagem de agradecimento ao ser entrevistado pelo repórter Renato Peters (assista ao vídeo).

- Eu estou ótimo. Os dois primeiros dias foram extremamente malucos, mas minha evolução está sendo excelente, estou fazendo fisioterapia já. Acho que até o final de semana estou em casa, fazendo minhas caminhadinhas, jogando um tênis... Queria deixar um beijão para todo mundo que rezou, que torceu, que se lembrou. Eu não vou desistir da briga não, vou continuar enchendo o saco de vocês - avisou ele, sempre de bom humor.

Nesta terça-feira, a família do ídolo corintiano clicou um de seus exercícios no hospital. Foi a primeira imagem dele desde a internação. O quadro clínico do ex-jogador é estável e não há previsão para ele passar da UTI para uma unidade de terapia semi-intensiva. Ele, aliás, prefere ficar na UTI para "estar na cara do gol caso ocorra alguma emergência".

Comissão de Justiça aprova homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

Embaixador do Nordeste brasileiro e um dos maiores divulgadores da genuína expressão musical do Sertão, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Gonzagão, completaria, em 2012, 100 anos de idade. Pensando em resgatar parte da história e da obra do Rei do Baião, a Assembleia Legislativa vai promover, no próximo ano, o Concurso de Redação "Luiz Gonzaga: 100 Anos de Vida e Obra do Pernambucano do século". A ação está prevista em projeto de lei aprovado nesta terça (23), na Comissão de Justiça.

O Concurso de Redação será direcionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas do Estado. De acordo com o projeto, o texto deverá pautar-se na biografia social, musical e política de Luiz Gonzaga.

Uma comissão julgadora formada por técnicos da Alepe irá avaliar os melhores trabalhos. Os cinco primeiros lugares serão contemplados com prêmios que vão de dois mil a 300 reais. Além disso, os vencedores também irão receber um diploma alusivo ao Centenário de Gonzagão, durante Reunião Solene a ser realizada na Assembleia no dia 13 de dezembro de 2012.

As inscrições para o concurso serão iniciadas a partir da data da publicação da matéria no Diário Oficial do Poder Legislativo e se estendem até o dia 30 de setembro do ano que vem. Os envelopes deverão ser entregues ou enviados à Comissão de Educação da Alepe.

Presidente do STF diz que assassinato de juíza foi atentado contra integridade

O assassinato da juíza Patrícia Acioli, no último dia 11, em Niterói, “foi um atentado à independência e à integridade do Judiciário”, além de ameaça ao poder constituído e ao Estado Democrático de Direito, afirmou hoje (23) o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STF), ministro Cezar Peluso, ao dar posse aos novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Peluso, que acumula a presidência do CNJ, recebeu os dez novos conselheiros e reconduziu os dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O ministro disse que, apesar de “o momento ainda ser de comoção institucional, de luto”, o CNJ não podia deixar de empossar os novos conselheiros. Ele também observou que, embora seja uma entidade nova, o conselho tem se constituído em “instrumento valoroso para o aprimoramento da magistratura”.

Da Agência Brasil

Agrestina se prepara para sediar a 5ª etapa do Campeonato Pernambucano de Motocross

A cidade de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, já se prepara para sediar mais uma etapa de um dos eventos esportivos mais radicais do Estado, o Campeonato Pernambucano de Motocross. A competição é realizada no município pela segunda vez e promete movimentar os amantes dos esportes radicais do interior do Estado.

A etapa em Agrestina será a 5ª do campeonato, a disputa vai acontecer nos dias 03 e 04 de setembro na pista de Motocross de Agrestina, considerada uma das melhores do Estado.

Para a competição estão sendo esperados mais de 200 competidores, que vão concorrer em várias categorias. Além de uma pista com rampas e muitos obstáculos, o público vai poder acompanhar as manobras de uma visão privilegiada. Uma arquibancada com capacidade para mil pessoas será montada no local do evento.

'Não acho que aumentar salário é inflacionário', diz Mantega

Para ministro, Brasil já tem condições de 'desindexar' a economia; ministro teve audiência em comissão do Senado nesta terça-feira

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta terça-feira (23), que os aumentos de salários, inclusive do salário mínimo, que deve subir quase 15% em 2012, não são inflacionários.

"Não acho que aumentar salário é inflacionário. Já passamos disso", declarou ele durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Apesar de ter indexado o salário mínimo ao comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e à inflação, medida pelo Índide Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até 2014, ou seja, no fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda disse que o Brasil já está em condições de "desindexar" a economia.

A indexação, segundo economistas, dificulta o controle da inflação no Brasil."A desindexação é tarefa difícil de fazer. Quando conseguiu domar a inflação [em 1994, no plano Real], ficou lá um resíduo. Ficaram desconfianças e o Brasil teve de indexar. O setor elétrico tinha de garantir a remuneração. Havia ainda a memória do passado, que poderia voltar. Mas já estamos em condição de desindexar. Já estamos fazendo isso no campo da energia elétrica, mudando os indexadores", declarou.

Ele lembrou, entretanto, que o governo ainda emite títulos públicos atrelados à taxa básica de juros da economia, as chamadas Letras Financeiras do Tesouro (LFT). "Temos as LFT e os contratos indexados ao IGPM, que corrigem aluguéis mas não é um bom indexador. Continua sendo usado porque é faculdade das pessoas usarem. Podemos fazer uma campanha para que adotem um outro índice, que é o IPCA", afirmou Mantega.

Minha Casa Minha Vida tem R$ 1,99 bi do FGTS no semestre, diz governo

O Ministério do Trabalho informou nesta terça-feira (23) que foram liberados, no primeiro semestre de 2011, R$ 1,99 bilhão em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o programa habitacional do governo, o Minha Casa Minha Vida.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estão sendo contratadas cerca de 122 mil unidades habitacionais com estes recursos, para cerca de 500 mil brasileiros. A iniciativa, segundo ele, vai gerar também 520 mil empregos. Recentemente, o governo anunciou a segunda fase do programa, com R$ 125,7 bilhões em investimentos.

REGIÕES
Entre as regiões, a maior liberação do FGTS para o Minha Casa Minha Vida, no primeiro semestre deste ano, foi para o Sudeste, com R$ 732,3 milhões, para quase 135 mil pessoas. Em seguida, está o Sul, com R$ 521,3 milhões, o Nordeste, com R$ 422,8 milhões, e o Centro-Oeste, com R$ 277,4 milhões. Para a região Norte, foi liberado R$ 92,2 milhões.

CONTRATAÇÕES
Foram contratados, nos seis primeiros meses do ano, mais de R$ 13,5 bilhões para as áreas de Habitação Popular, Habitação – Operações Especiais, Infraestrutura Urbana, Saneamento Básico e Fundo de Arrendamento Residencial, informou o Ministério do Trabalho.

Do orçamento de contratações de 2011, acrescentou o governo, com valor de R$ 34,9 Bilhões, quase 62% já foi demandado pelos agentes financeiros, sendo a maior parte dele – R$ 23 bilhões – para Habitação Popular.

ARRECADAÇÃO E SAQUES DO FGTS
Entre janeiro e junho deste ano, a arrecadação bruta do FGTS totalizou R$ 34,9 bilhões, informou o Ministério do Trabalho, com um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram arrecadados R$ 29,7 bilhões.

Já a arrecadação líquida registrou um crescimento de 21%, chegando a R$ 6,99 bilhões em 2011 ante R$ 5,86 bilhões no ano anterior, informou o governo federal.

Do lado dos saques, o principal movito é a demissão por justa causa, que representa mais de 62% das retiradas do fundo. No primeiro semestre, mais de 9,4 milhões de trabalhadores realizaram o saque dentro dessa modalidade, retirando cerca de R$ 8,5 bilhões do FGTS, com um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério do Trabalho.

Os saques por aposentadoria, por sua vez, tiveram uma crescimento de 26% contra o primeiro semestre de 2010, somando R$ 1,9 bilhão. Os valores foram sacados por 2,4 milhões de aposentados.

Movimento Ficha Limpa pede rapidez na investigação de corrupção no DF

Manifestantes estiveram nesta terça (23) no Buriti, sede do governo do DF.
Eles cobram punição para Jaqueline Roriz, Deborah Guerner, entre outros.

O Movimento Ficha Limpa foi ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, nesta terça-feira (22), com uma lista das denúncias de corrupção no DF. O documento apresentado pelos manifestantes pede rapidez na investigação de todos os casos de corrupção que estão em aberto.

Entre as reclamações do movimento está a indefinição sobre a situação da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN – DF). A corregedoria da Câmara pediu a cassação do mandato de Jaqueline alegando quebra de decoro após um vídeo de 2006 ser divulgado. Nas imagens, a deputada e o marido aparecem recebendo dinheiro de Durval Barbosa, o delator do mensalão do DEM.

Nesta terça, o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia afirmou que o pedido de cassação da deputada pode ser votado até o final da próxima semana.

Eles também questionam a situação dos distritais Benedito Domingos e Benício Tavares. A Câmara Legislativa se absteve de julgar Domingos e deixou para a Justiça a as denúncias de formação de quadrilha e fraude em licitações.

Tavares foi acusado de abuso de poder econômico e compra de votos recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para continuar com o mandato.

"A corrupção sempre vai existir, o que não pode existir é a impunidade (...) quem deveria ser nossos parceiros no combate a corrupção na verdade estão do lado da corrupção”, disse o diretor do Movimento Ficha Limpa, Diogo Ramalho.

O movimento também vai entrar com uma representação popular no Conselho Nacional de Justiça pedindo a abertura de processo disciplinar contra o desembargador que pediu ao governador do DF emprego para a filha.

Eles também entrarão com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público para exigir o definitivo do ex-chefe do Ministério Público do DF, Leonardo Bandarra e da promotora Deborah Guerner.

Os dois são acusados dos crimes de extorsão, quebra de sigilo funcional, concussão (exigir dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa) e formação de quadrilha dentro do suposto esquema de formação de quadrilha envolvendo integrantes do governo do DF e do Poder Legislativo.

Presos dois pernambucanos com 1,5 kg de pasta-base de cocaína em Alagoas

Dois pernambucanos acusados de tráfico de drogas foram presos próximo à cidade de São Sebastião, no Estado de Alagoas, nesta terça-feira (23). Com os suspeitos, a polícia apreendeu cerca de 1,5 kg de pasta-base de cocaína. A droga estava escondida dentro da carroceria de uma moto.

A prisão aconteceu durante uma operação policial de rotina na BR-101. Segundo os suspeitos, a droga estava vindo do Mato Grosso do Sul e seria levada até Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco. Um homem e uma mulher foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Jovem é sequestrado em Palmeira dos Índios na noite desta segunda (22), seu corpo foi encontrado em Bom Conselho-PE

Segue um mistério o seqüestro e morte do jovem Carlisson Alves da Silva, 26 anos, que residia na Rua Mariano de Freitas, no bairro São Cristovão em Palmeira dos Índios.

Cassinho como era conhecido, foi seqüestrado por quatro homens encapuzados, na noite desta segunda-feira (22), quando bebia com amigos, em um bar, localizado na Rua Bom Jesus dos Passos.

Segundo informações, Cassinho estava na companhia de cerca de quatro amigos, quando quatro homens em um veículo Corsa Sedam, preto, sem placas, chegaram ao local, ao chegar ao bar, ordenaram que todos entrassem, em seguida, pegaram a vítima e colocaram no veículo e fugiram tomando destino ignorado.

Na manhã de hoje (23), um corpo foi encontrado na zona rural do município de Bom Conselho em Pernambuco crivado de balas, familiares foram comunicadose segundo informações, identificaram como sendo o de Carlisson.

O corpo será transladado do município de Bom Conselho até Palmeira dos Índios.

A vítima:

Carlisson Alves da Silva, o “Cassinho”, trabalhou por vários anos no comércio de Palmeira dos Índios, era tido como um jovem extrovertido e querido por todos, até o momento ninguém consegue entender os motivos que motivaram o crime.

É preciso garantir renda ao produtor, diz ministro

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, defendeu, nesta terça-feira, 23 de agosto, a união entre política e gestão durante seu trabalho à frente da pasta. “As modernas e bem sucedidas práticas de gestão no mundo já descobriram a necessária coligação entre a gestão e a política. No setor público, elas precisam andar juntas”, afirmou. Mendes Ribeiro Filho tomou posse nesta terça-feira (23) em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença da presidenta Dilma Rousseff, de ministros, parlamentares e representantes de entidades representantes do agronegócio.

Em seu discurso, Mendes Ribeiro Filho enfatizou que o diálogo estará sempre presente em sua tomada de decisões. “Para encontrar os caminhos, é preciso ouvir e dialogar para a construção das decisões corretas. Essa é a tarefa por excelência do político”, disse. O ministro elencou como seus maiores desafios garantir a renda do produtor e buscar mais recursos para o seguro rural e a defesa sanitária, além de garantir o preço mínimo. Também mencionou como prioridade a produção de genéricos (medicamentos, agrotóxicos etc.) com preços competitivos e qualidade.

O ministro da Agricultura ressaltou ainda o volume de recursos destinados ao financiamento da safra 2011/2012 como uma demonstração do governo federal de que a agropecuária é prioritária e estratégica para o país. Mendes Ribeiro Filho lembrou que, no ciclo agrícola atual, estão à disposição R$ 107,5 bilhões, valor recorde. Outra questão levantada pelo ministro foi a urgência de compatibilizar as necessidades do setor agropecuário com o tempo de ação do governo. “A política me ensinou que nem sempre o tempo da sociedade é o mesmo do governo. Isso precisa ser ajustado e esta será a minha grande missão no ministério: ajustar o compasso entre as necessidades do setor e a ação governamental”.

Políticas

O ministro também assumiu o compromisso de dar continuidade às políticas bem sucedidas do Ministério da Agricultura. “Meu compromisso é compreender que o sucesso extraordinário da agricultura brasileira vem de longe e de muitos. Sendo assim, assumo com humildade a continuidade de políticas que ao longo dos últimos anos vêm construindo um caso de sucesso”. E completou afirmando que a história da agricultura no Brasil foi construída por “milhões de brasileiros nos últimos anos”.

Em sua primeira entrevista após posse, o ministro defendeu mais investimentos para a pesquisa agrícola. Ele disse que recebeu da presidente Dilma Rousseff a orientação para que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) seja uma das prioridades de sua gestão.

Para conduzir a pasta, Mendes Ribeiro Filho aposta também na valorização do servidor e no conhecimento técnico. “É preciso caminhar junto com os que sabem fazer. Acredito na gestão pública com qualidade e eficiência”, afirmou.

Mendes Ribeiro Filho foi nomeado na sexta-feira, 19 de agosto, pela presidente Dilma Rousseff, em edição extraordinária do Diário Oficial da União. O advogado gaúcho, em seu quinto mandado como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, exercia, desde julho, a função de líder do governo no Congresso Nacional.

INFORMATIVO CELPE: RECADASTRAMENTO

Consumidores de baixa renda têm que se recadastrar na Celpe
Todos os consumidores com renda mensal de até meio salário mínimo e consumo médio de energia nos últimos 12 meses superior aos 40 kWh devem procurar a Celpe até o dia 1º de setembro para efetuar o recadastramento da Tarifa Social.

Para se recadastrar e manter o subsídio tarifário, o cliente deve se apresentar em qualquer ponto de atendimento da Celpe com um documento com foto, CPF e o Número de Inscrição Social (NIS) do Governo Federal. Para tirar dúvidas e obter mais informações, o consumidor deve ligar para: 0800 081 3217.

Aqueles que não cumprirem o prazo ou não atenderem aos critérios da nova Resolução Nº 414/2010, perderão o desconto na conta de energia, que varia de 10% a 65%, dependendo do consumo. O atual beneficiário que não comprovar ser indígena ou quilombola ou que não se enquadrar no perfil baixa renda será automaticamente excluído do cadastro de benefício.

Os clientes que perderam o benefício podem voltar a receber o desconto da Tarifa Social, caso regularizem a documentação junto à concessionária. No entanto, não haverá ressarcimento pelo período em que ele permaneceu descadastrado.

Os consumidores que não estiverem inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem procurar a prefeitura do município para receber o Número de Inscrição Social (NIS).

Confira o calendário: 


V Geres passa por reforma

O prédio da V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, está sendo reformado para melhorar as condições do teto do prédio e renovar as instalações elétricas e hidráulicas.

A reforma não alterou a rotina de funcionamento do órgão, que passou a reaizar os atendimentos no prédio da Funasa, ao lado da Escola Henrique Dias.

O gestor da V Geres, ressalta a importância da reforma: "Era de fundamental importância essa reforma, já que o prédio da GERES é bastante antigo e não havia sofrido nenhuma intervenção de engenharia desde a sua inauguração”

A previsão é de que em cinco meses, o prédio esteja pronto.

Operação Laçador da PRF termina com 118 animais apreendidos

A Operação Laçador, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) há duas semanas, foi encerrada no final da tarde da última sexta-feira (19) com 118 animais recolhidos. A busca por animais soltos nas vias e acostamentos das BRs 101, 232 e 408 começaram no último dia 08 de agosto.

Dos 118 animais recolhidos nas BRs 101 - entre o Cabo de Santo Agostinho e Igarassu -, 232 - entre Recife e Bezerros - e 408 - entre Recife e Carpina-, 64 eram equinos, 40 bovinos e 14 caprinos. Considerando a grande necessidade deste tipo de trabalho, a Polícia Rodoviária Federal irá planejar novas operações para apreensão de animais.

A PRF alerta para a consciência dos donos dos animais em mantê-los presos em áreas cercadas, sendo de fundamental importância para se evitar acidentes nas rodovias.

Polícia prende acusado de assassinar coronel da PM em 2006

Foi apresentado no final da manhã desta terça (23), Alexandre Pacheco Muniz, 29 anos, acusado de assassinar o coronel reformado da Polícia Militar Hilton Resende Montes, 68 anos. O crime aconteceu no dia 30 de abril de 2006, durante uma tentativa de assalto a uma casa, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife.

Na tarde da segunda (22), após denúncias de populares da Ilha, a polícia prendeu o acusado, que estava em casa. De acordo com o delegado de Casa Amarela, Gilmar Rodrigues, Alexandre ainda tentou fugir. MC Xandinho, como era conhecido o acusado, vinha cometendo vários assaltos e homicídios na Ilha.

No dia 10 de maio, mesmo ano do crime, Alexandre foi capturado pela polícia, juntamente com um adolescente. MC Xandinho chegou a ser condenado a 44 anos de prisão, mas fugir durante o regime semiaberto, que conseguiu ao obter progressão do regime. Hilton Resende Montes foi chefe da Casa Militar durante o governo de Miguel Arraes.



Confira abaixo um trecho da reportagem, feita na época, pelo caderno de Cidades:

Com o adolescente, a polícia encontrou um revólver 38. A arma está sendo periciada pelo Instituto de Criminalística. Na delegacia, os dois confessaram que a residência do coronel foi escolhida aleatoriamente.

“A gente não planejou. Vimos um grupo de pessoas idosas na frente da casa e decidimos fazer o assalto”, relatou MC Xandinho. Os jovens afirmaram que antes de realizar a investida haviam passado a noite bebendo em um bar. Conforme o delegado, a intenção inicial dos bandidos era apenas roubar dinheiro e objetos de valor das vítimas. No entanto, não esperavam a reação do PM.

Ao perceber o assalto, o coronel entrou num dos quartos e pegou uma arma. Nesse momento, os criminosos fizeram refém um sobrinho de Hilton Montes. Trancado no quarto, o policial teria efetuado disparos para afugentar os bandidos, mas eles não se intimidaram.

“Pedi para o coronel abrir a porta do quarto e colocar a arma no chão. Ele mandou eu me retirar da casa e disse que tinha ligado para a polícia”, lembrou o adolescente. Irritado com a atitude do PM, o jovem arrombou a porta com três pontapés. “Pedi novamente para ele entregar a arma, mas o PM se negou. Foi quando tirei o revólver da cabeça do sobrinho dele e atirei”, confessou. Depois do disparo, os dois fugiram sem levar nada.

Segundo a polícia, MC Xandinho já havia sido preso há três meses por porte ilegal de arma. Após a apresentação, ocorrida na Delegacia de Itamaracá, o rapper foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. O menor foi levado à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Vítimas de homicídio no Janga são identificadas


As outras duas vítimas do triplo homicídio encontradas na segunda-feira (23) em um casarão da beira-mar do Janga, em Paulista, Grande Recife, foram identificadas. Além de Júlio Fernandes da Silva, de 40 anos, também foram mortos Maria Joselma Pereira de Oliveira, 18, e José Leonardo Linhares, 27. Nesta terça-feira (23) também foi realizada uma nova perícia no local.
No interior da casa a polícia localizou duas balanças de precisão, uma pequena quantidade de cocaína já embalada e vários pinos de plástico que seriam utilizados para embalar drogas.

Três cães farejadores da Polícia Militar realizaram buscas nos veículos e no terreno que era utilizado como garagem e área de lazer, mas não encontraram substâncias escondidas. Na segunda (22), a polícia encontrou um cilindro enterrado que seria utilizado para esconder drogas.

Com as perícias desta terça (23), o delegado responsável pelo caso, Ivaldo Pereira, afirmou que as vítimas tinham ligação com o tráfico de cocaína. Segundo ele, outros integrantes do bando podem ter sido os autores do crime e teriam fugido com uma grande quantidade de drogas e dinheiro.

AMY WINEHOUSE NÃO HAVIA USADO DROGAS NO DIA EM QUE MORREU

Os testes toxicológicos realizados no corpo de Amy Winehouse após a autópsia revelaram que a cantora não tinha usado drogas ilegais no dia em que morreu, informa a agência Associated Press. A informação foi divulgada nesta terça-feira por um representante da família da cantora.

Pai adia fundação com nome de Amy Winehouse e devolve doações
Amy Winehouse permanece em primeiro lugar na parada britânica
Músicas inéditas são roubadas da casa de Amy Winehouse, diz jornal

Segundo a família, os exames detectaram a presença de álcool no corpo da cantora, mas não explicaram se a bebida teve papel importante em sua morte. Ainda não foi determinada a causa da morte.

Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, em 23 de julho. Os resultados iniciais da autópsia foram inconclusivos.

Dias depois da morte de Winehouse, tabloides britânicos publicaram que a cantora tinha comprado cerca de R$ 3 mil em drogas na noite anterior.

Já a família da cantora afirmou que ela teria morrido em decorrência de uma forte abstinência de álcool, alegando que ela tinha parado de beber três semanas antes de morrer.

Quadrilha prometia aprovação em concursos das Forças Armadas

Polícia Civil desarticulou grupo que agia em Petrolina. Três pessoas foram detidas

Uma quadrilha que prometia a aprovação direta em concursos das Forças Armadas foi desarticulada na manhã de sábado (20) pela Polícia Civil. O grupo agia em Petrolina, no Sertão do Estado. Três pessoas foram detidas.

Michael Czerwinski, 28 anos, Luismar Calmon Golçalves Junior, 30, Fabiano de Oliveira, 29, todos foram detidos em flagrante no momento em que realizavam uma palestra para pais e alunos em um hotel no centro da cidade. Autuados por estelionato, eles seguiram para o Presídio Doutor Edvaldo Gomes. Com eles, foram apreendidos uma maquineta para cartões de crédito, contratos de adesão ao curso, R$ 862 em dinheiro, documentos, boletos bancários, recibos e comprovantes de pagamentos.

A polícia chegou aos acusados após uma vítima recorrer ao Ministério Público denunciando que a empresa de nome Universidade Corporativa garantiriam a aprovação em escolas militares brasileiras, mediante a assinatura de um contrato e pagamento de parcelas. O órgão informou o comando do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, que acionou a Polícia Civil, deflagrando a operação. Outros dois nomes diferentes para a empresa foram registrados, UCEP Escola Profissional Ltda e Escola Profissional Floriano Peixoto.

Juíza pernambucana recebe carro blindado para proteção

Uma magistrada pernambucana que atua no município de Jaboatão dos Guararapes foi a primeira juíza do Brasil a receber, na manhã desta segunda-feira (22), um carro blindado para sua segurança pessoal, entregue pela corregedora Nacional de Justiça, a ministra Eliana Calmon:

A entrega ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), durante a assinatura de um termo de cooperação entre o TJPE e a Corregedoria Geral da Justiça (CNJ) para melhorar o trabalho da Vara do Júri de Jaboatão dos Guararapes.

O nome da juíza que recebeu o veículo será preservado, a pedido da própria, já que corre risco de vida. "Fui orientada por minha equipe de segurança a não dar entrevistas nem conceder detalhes", disse. Há cerca de três anos ela conta com escolta policial. De acordo com a ministra Eliana Calmon, a Justiça decidiu colocar à disposição dos magistrados em situação de risco os carros blindados que forem apreendidos pela polícia.

"Bem antes do evento trágico ocorrido há 15 dias atrás (no Rio de Janeiro), o Conselho Nacional de Justiça providenciou a transferência dos veículos apreendidos nas mãos de meliantes e traficantes de droga para serem utilizados em prol da justiça. Este é o primeiro de muitos que eu irei entregar e será colocado em favor da segurança da magistrada que atua na Vara do Júri de Jaboatão dos Guararapes, dada a situação difícil que o município vem enfrentando com relação à violência", pontuou a ministra em seu discurso.

A ministra explicou que, por enquanto, não há outros magistrados em Pernambuco na lista para receber os blindados. "A partir das informações fornecidas pelo serviço de inteligência do TJPE, nós vimos que a situação a juíza em questão era prioridade máxima e por isso ela foi a primeira do País a receber esse tipo de proteção. Temos outros magistrados na lista, de diferentes estados, mas por enquanto em Pernambuco só a juíza de Jaboatão", explicou Calmon.

Segundo a corregedora, fornecer proteção aos magistrados é encargo dos Tribunais de Justiça regionais. O CNJ só entra no caso em caso de solicitação do próprio juiz ou do Tribunal.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), José Fernandes de Lemos, no estado há três magistrados recebendo escolta policial para sua proteção. De acordo com ele, a quantidade de casos investigados pelo serviço de inteligência não pode ser divulgado. "É uma questão de segurança. Temos alguns casos sendo investigados, às vezes descobrimos que o juiz corre risco muito antes dele mesmo se dar conta", disse.

Na ocasião, Lemos aproveitou para explicar seu posicionamento com relação ao caso da juíza de Tabira. "Gostaria de esclarecer que eu não concedi à juíza de Tabira a proteção policial porque não encontrei, nos relatórios feitos pelo serviço de inteligência, fatores que indicassem que ela está correndo esse risco que ela imagina", frisou. "O magistrado tem que, ao assumir sua função, também ter consciência que o risco também faz parte. Esse é o nosso ônus da profissão. E que o serviço de inteligência trabalha para proteger nossos magistrados", afirmou.

Kadhafi não é um alvo, diz Otan

Saber paradeiro do líbio não é importante, segundo porta-voz militar.
Fortaleza do coronel continua sob ataque rebelde na capital, Trípoli.


A Otan não sabe onde está o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, e não o vê como um alvo, disse nesta terça-feira (23) um porta-voz.

"Eu não tenho nenhuma pista, e não estou realmente certo de que isso importe, no sentido de que a resolução da situação vai ser política", disse o coronel Rolan Lavoie em entrevista na base de Nápoles, Itália.

"Eu acho que todos reconhecem que Kadhafi provavelmente não vai tomar parte dessa solução. Ele não é mais um jogador importante", disse.

Lavois disse que, se Kadhafi deixar a Líbia, ele não será mais problema da Otan, cujo mandato, estabelecido pela ONU, se resume à proteção de civis líbios.A Otan não sabe onde está o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, e não o vê como um alvo, disse nesta terça-feira (23) um porta-voz.

"Eu não tenho nenhuma pista, e não estou realmente certo de que isso importe, no sentido de que a resolução da situação vai ser política", disse o coronel Rolan Lavoie em entrevista na base de Nápoles, Itália.

"Eu acho que todos reconhecem que Kadhafi provavelmente não vai tomar parte dessa solução. Ele não é mais um jogador importante", disse.

Lavois disse que, se Kadhafi deixar a Líbia, ele não será mais problema da Otan, cujo mandato, estabelecido pela ONU, se resume à proteção de civis líbios. 

Novo ministro da Agricultura toma posse nesta terça

Mendes Ribeiro (PMDB-RS) substituirá Wagner Rossi, que pediu demissão; deputado federal eleito, Ribeiro era o líder do governo no Congresso


O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) tomará posse como ministro da Agricultura às 11h desta terça-feira (23), no Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro Wagner Rossi, que deixou o cargo após denúncias, devem participar da cerimônia de transmissão de cargo.

Wagner Rossi pediu demissão após denúncias de superfaturamento de obras e fraude em licitações.

Até então, dos ministros que deixaram o governo na gestão de Dilma, apenas o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci transmitiu o cargo para o sucessor. Ele participou da cerimônia de posse de Gleisi Hoffmann na Casa Civil.

Entre os demais ministros, Nelson Jobim não esteve na posse Celso Amorim como ministro da Defesa, e Alfredo Nascimento não participou da transmissão de cargo para Paulo Sérgio Passos no Ministério dos Transportes.

Quem é Mendes Ribeiro
O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), novo ministro da Agricultura, atuou como líder do governo no Congresso por pouco mais de um mês. Ao assumir a função, em 1º de julho, ele afirmou que teria como prioridade "desarmar espíritos" e "buscar o entendimento".

Durante o período em que representou o Planalto junto aos parlamentares, Ribeiro enfrentou uma crise entre a base aliada e o governo, que culminou com a obstrução de votações na Câmara dos Deputados na semana passada. Diante das insatisfações dos partidos, o deputado chegou a dizer, em entrevista, que se sentia culpado.

De 1983 a 1998, assumiu cargos no Executivo estadual como secretário Justiça, secretário de Obras Públicas, e chefe da Casa Civil. Em 2004 saiu derrotado na eleição para prefeito de Porto Alegre.

Atualmente Ribeiro cumpre o quinto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Em 2008, assumiu a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. No Congresso, o deputado defendeu o fim do fator previdenciário e a garantia da aposentadoria especial de policiais, agentes penitenciários, e dirigentes de escolas.

Como líder do governo no Congresso, se posicionou contra a votação da PEC 300, que prevê piso salarial nacional para bombeiros e policiais, e da Emenda 29, que estabelece um percentual mínimo de repasses da União para os estados aplicarem na área da saúde.

Policiais são capacitados para atendimento a mulheres vítimas de violência

Mudança no sistema de registro das queixas e humanização na recepção a essas vítimas são principais pontos do curso

Acontece nesta terça-feira (23), na Academia de Polícia Civil, um treinamento para que os policiais atendam melhor as mulheres vítimas de violência que vão às delegacias prestar queixas. A motivação inicial da capacitação é a mudança na forma de registro das queixas, que agora parte dos principais tipos penais que envolvem os casos de violência doméstica.

“Foi feito um levantamento a respeito disso e agora, no momento do registro, já aparece um campo para indicar que pode ter sido este ou aquele tipo de crime, como ameaça, lesão corporal. A ideia é facilitar para a mulher que registra a queixa e para o policial, na hora de adotar as medidas previstas na Lei Maria da Penha”, diz a delegada Lenise Valentim (foto), gestora do Departamento de Polícia da Mulher.

O sistema é informatizado e pode ser encontrado em todas as delegacias. “Com ele, vamos poder, de forma mais rápida, visualizar todas as ocorrências de violência doméstica em todas as delegacias, independentemente de ser especializada ou não. Quando esse número de crimes aumenta, muitas vezes não é um ponto negativo. É porque a mulher passa a confiar mais no sistema do Estado, no trabalho da polícia, e buscar ajuda”, acredita Lenise.

Este ano, até agosto, foram registradas 6.949 queixas; já é um número superior a todo o ano de 2010, que fechou em 6.459 registros. Em 2011, foram solicitadas pela polícia 2.922 medidas protetivas (como aquela para manter o companheiro afastado do lar, por exemplo) e foram envidados para a Justiça 2.283 inquéritos. De janeiro a julho, foram registrados 158 homicídios.

A capacitação, que será oferecida em quatro turmas, cada uma com 45 pessoas, vai reforçar a questão do atendimento humanizado. “Isso é fundamental, porque a mulher procura a polícia numa situação de extrema fragilidade. Vamos falar também do atendimento técnico, porque nosso alvo não são apenas os policiais da Delegacia da Mulher, mas também os de plantão, de qualquer delegacia, de modo que a mulher também possa ser atendida corretamente. E também vamos trabalhar o machismo dos homens dessa polícia”, ressalta a delegada.

Inicialmente, essa capacitação está sendo oferecida para os policiais civis das delegacias do Recife e Região Metropolitana, mas um calendário será montado para chegar até o Sertão.

Sementes de algodão próprias para plantio no nordeste

E o estado da Bahia é o mais indicado para aproveitar duas novas sementes de algodão desenvolvidas pela Embrapa Algodão em parceria com a Fundação Bahia. O estado já bateu recorde de produtividade na cultura do algodão, tendo alcançado 260 arrobas por hectare numa área de cultivo de 400 mil hectares e poderá chegar a mais de 300 arrobas na próxima safra. O algodão encontrou na Bahia condições de solo e clima que favorecem essa cultura com alto rendimento e qualidade, o que inclusive tem atraído indústrias têxteis para a região.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, acaba de apresentar duas novas cultivares de algodão que poderão contribuir ainda mais para sucesso da cotonicultura nesse Estado. As cultivares criadas são a BRS 335 e a BRS 336. A primeira se destaca pela alta produtividade, porte e ciclo médios e a segunda, pelo porte médio e pela qualidade da fibra.

A BRS 335 possui porte médio, atingindo de 1,1 m a 1,2 m de altura, com a aplicação de regulador de crescimento. Em altitude próxima a 700 m, o surgimento da primeira flor ocorre entre 50 e 55 dias após a emergência das plântulas; e a abertura da primeira maçã ocorre entre 105 e 115 dias. Nessas condições e com o uso de desfolhante e promotor de abertura de maçãs, a colheita é prevista para um período de 150 a 170 dias.

A BRS 335 pode ser plantada com espaçamento de 0,76 m entre fileiras e densidade de 7 a 8 plantas por metro. Além de ciclo e porte médios, outras características da BRS 335 são a elevada produtividade de fibra e a resistência à mancha angular – doença de grande importância econômica no país, pois não é controlada por produtos químicos e cujo controle depende da utilização de variedades resistentes e da qualidade fitossanitária das sementes. A produtividade de algodão em pluma dessa cultivar é de 2.067 quilos por hectare. A cultivar é recomendada para o Cerrado do Estado da Bahia.

A BRS 336 possui porte médio, atingindo de 1,15 m a 1,25 m de altura mediante a aplicação de regulador de crescimento. Em uma altitude próxima a 700 m, o surgimento da primeira flor ocorre entre 60 e 65 dias após a emergência de plântulas, e a abertura da primeira maçã ocorre entre 110 e 120 dias. Com o uso de desfolhante e promotor de abertura de maçãs, a colheita é estimada entre 170 e 180 dias.

A principal característica da BRS 336 é a alta qualidade da fibra, cujo comprimento pode variar de 32 a 34 mm. Também se destaca a resistência dos fios, outra característica exigida pela indústria têxtil. A produtividade de algodão em pluma é cerca de 1.530 quilos por hectare. A cultivar é indicada para os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rondônia.

Para os interessados em conseguir sementes, o fornecedor é a Unidade de Produção da Embrapa Transferência de Tecnologia em Brasília. Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama Km 03 - Fazenda Sucupira - Caixa Postal 6840. CEP: 71.720.971 - Brasília-DF. Fone: (61) 3333-7878 - E-mail: enbsb.snt@embrapa.br

Nordeste sedia encontro para promover a floricultura na América do sul

Além de movimentar cifras bilionárias, a floricultura possibilita retorno econômico relativamente rápido em pequenas áreas. Outra vantagem é a criação de muitos postos de trabalho, em média dez a 15 pessoas por ha. “Isso contribui para a fixação do homem no campo e para a ocupação das áreas com aptidão agrícola no entorno das grandes cidades, situação desejável para o toda a América Latina”, afirma a pesquisadora Ana Cecília Castro, que vai coordenar o workshop de Recursos Fitogenéticos Ornamentais da América do Sul, que acontece a partir de quarta feira e vai até a sexta, em Fortaleza, no Ceará.

Estarão presentes pesquisadores sul-americanos e técnicos brasileiros com objetivo de formar uma rede de pesquisadores que desenvolvam estudos com as plantas ornamentais nativas para auxiliar o fortalecimento do mercado de floricultura no continente. “O fluxo do comércio internacional da floricultura é avaliado em US$ 9 bilhões”, diz a pesquisadora Ana Cecília Castro.

A floricultura é uma atividade movida por novidades, permitindo a constante entrada de novos produtos no mercado internacional. Conforme a pesquisadora, os países da América do Sul dispõem, em suas floras nativas, de espécies únicas no mundo e passiveis de aproveitamento racional com fins comerciais. “Eles saem favorecidos em um nicho de agronegócio marcado pela intensa competição de países economicamente mais fortes em outros continentes”.

Na primeira etapa dos trabalhos, os pesquisadores farão exposições sobre as pesquisas desenvolvidas nos diversos países. Em seguida, serão formados grupos de trabalho para propor idéias e dar os primeiros passos em direção a um projeto de pesquisa na área de recursos genéticos. Os pesquisadores formatarão ainda a proposta de uma escola de horticultura para as Américas e discutirão o levantamento da cadeia produtiva de produção de mudas em biofábricas na América do Sul.

HISTÓRIA DE PERNAMBUCO: PAULO GUERRA

PAULO GUERRA
O político Paulo Pessoa Guerra, pernambucano de Nazaré da Mata, filho de João Pessoa Guerra e de Maria Gaião Pessoa Guerra, nasceu no Engenho Babilônia aos dez dias do mês de dezembro de 1916. Cursou e concluiu os estudos primário, secundário e superior no Ateneu Nazareno, de Nazaré da Mata, no Colégio Marista do Recife (1933), e naFaculdade de Direito do Recife (1935-1938), respectivamente.

O interventor de Pernambuco, Agamenon Magalhães (1937-1945), ao qual Paulo Guerra havia se ligado ao longo de sua vida universitária, teve importante papel na sua trajetória política, iniciada aos 21 anos. Guerra foi nomeado por Agamenon para prefeito das cidades de Orobó (22.8.1938 a 2.5.1940) e de Bezerros (2.5.1940 a 16.7.1941); e o indicou para ocupar a Delegacia Regional do Departamento de Imprensa (DIP) do 2º Distrito do Recife, cargo exercido de 16 de julho até 10 de dezembro de 1942. Ainda em 1942 e até 18 de novembro de 1945, assumiu a direção da Penitenciária Agrícola de Itamaracá.
           Em 1945, indicado pelo senador Etelvino Lins – na época substituto do interventor de Pernambuco –, tornou-se líder político de Igarassu e foi eleito deputado federal constituinte, também sob a influência do então Ministro da Justiça, Agamenon Magalhães, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), para a legislatura de 1946 a 1950.         Ideologicamente, Paulo Guerra sempre foi fiel ao PSD, considerado uma das mais tradicionais e maiores agremiações partidárias do País. Em Pernambuco, a criação do Partido foi articulada por Agamenon Magalhães e formado por interventores indicados por Getúlio Vargas, basicamente aqueles que apoiaram as diretrizes do Estado Novo, aliados aos líderes políticos do interior do Estado. Aliás, o poder se manteve nas mãos dos pessedistas nas eleições estaduais dos anos de 1947, 1950, 1952 e 1954. A quebra dessa sucessão de vitórias deu-se no ano de 1958 quando o candidato da União Democrática Nacional (UDN), Cid Sampaio, derrotou o candidato do PSD, Jarbas Maranhão.

A trajetória de Paulo Guerra coincidiu com grandes agitações sociais e políticas que marcaram a história de Pernambuco: a criação do PSD e da UDN, o Estado Novo, fim do pluripartidarismo, instalação do sistema bipartidarista, movimento militar de 1964, entre outros. E nesse fervilhar de acontecimentos, Paulo Guerra continuou fiel ao PSD, mesmo depois de já fazer parte da Aliança Renovadora Nacional (Arena), em 1965.

      Inaugurou sua vida parlamentar percorrendo o caminho inverso aos demais políticos. Primeiro, foi deputado federal (1946, 1950), depois deputado estadual (1954, 1958). Presidiu a Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (1961-1962); vice-governador na gestão de Miguel Arraes (1962-1964); governador (1964-1967) e senador pela Arena (1970-1977).

          Além das atividades políticas, Paulo Guerra era fazendeiro e dono de engenhos, mas sua grande paixão eram as fazendas de gado. Administrou a Organização Paulo Pessoa Guerra e Filhos, na Fazenda Santa Maria do Tamboril; a Fazenda Olho d’água, em Itauba, Paraíba, e dirigiu um dos maiores cartórios do Recife, o Cartório Paulo Guerra.

          Foi pai de treze filhos, frutos do casamento com Virgínia Borba. Deles, apenas três seguiram a vida pública.

          Destaque-se, do seu mandato, o estímulo à industrialização do Estado através do implemento da eletrificação rural e do abastecimento d’água, a criação da Federação do Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), hoje Universidade de Pernambuco (UPE), a construção de rodovias e do hospital do Pronto-Socorro.

              Em sua homenagem, no ano de 1978, foi inaugurada a Ponte Paulo Guerra que liga os bairros do Cabanga ao do Pina, na cidade do Recife e, na década de 1980, o então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (atual Fundação Joaquim Nabuco) construiu edifício que leva seu nome.

Paulo Pessoa Guerra faleceu no dia 9 de julho de 1977.

HISTÓRIA: PADRE ALFREDO - PARTE I


 Padre Alfredo Pinto Damaso - PARTE I
Quando imaginamos e decidimos escrever sobre Padre Alfredo Damaso, a primeira razão que nos veio a mente foi o fato de um homem de Deus, seguir religiosamente os Seus ensinamentos, que dizem que devemos buscar o bem-estar do próximo, independente de quem seja esse próximo. Quando começamos a pesquisar sua história e seus feitos, vimos que estávamos diante de alguém muito especial e que nos remeteu a figura, dentro das limitações e comparações, do Papa João Paulo II, visto que buscava ser justo com aqueles que necessitavam e estavam passando por privações ou sofrendo por causa do poderio de outros.
Prova disso que dizemos fica a mostra quando lemos a carta de despedida que o Padre Alfredo escreveu aos bonconselhenses e que relata que apos ser empossado na Paróquia em 1918 e de uma vida agitadíssima numa das ´freguesias´ mais movimentadas e com certeza a mais importante da Diocese de Garanhuns, estava extenuado pelo trabalho, mas duas coisas lhe prendiam aqui: a questão dos índios Carijós de Águas Belas e a remodelação da Matriz. Somente após ter esses dois casos resolvidos, o Padre que se encontrava adoentado, pediu seu afastamento para cuidar da saúde.
Padre Alfredo Pinto Damaso foi um homem de brio, voltado para a caridade cristã, como uma virtude determinante. Apóstolo de Cristo, defendia a doutrina milenar católica romana e conseguia encantar os seus fiéis quando estava no púlpito da igreja, direcionando as palavras para alcançar as virtudes do seu rebanho. Era um homem de personalidade forte, determinado, sempre tendo sua voz ecoando em defesa dos mais necessitados, combatendo com firmeza os adversários sociais e políticos. E foi com este modo firme de ser, que nossa figura de estudo tornou-se como bem diz Aurélio, em sua definição sobre Mito: Ser cuja narrativa histórica é transmitida de geração a geração. Esse é o nosso Padre Alfredo Pinto Damaso.

EM BREVE AGRESTV

EM BREVE SUA TV NA INTERNET COM NOTÍCIAS DE BOM CONSELHO E REGIÃO

Coronel admite participação de PMs em morte de juíza

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, reconheceu hoje que houve a participação de PMs na execução da juíza da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, Patrícia Acioly, morta com 21 tiros na porta de casa, no último dia 12. O coronel anunciou que vai abrir uma investigação interna por conta da informação de que os projéteis de calibre .40 que atingiram a magistrada pertenciam a um lote comprado pela corporação e eram utilizados por batalhões do interior do Estado, entre eles o 7º Batalhão (São Gonçalo).


A juíza já havia recebido várias ameaças de morte. Em algumas decisões de Patrícia, está a prisão de policiais militares de São Gonçalo que sequestravam traficantes e, mesmo depois de matá-los, entravam em contato com familiares e comparsas exigindo dinheiro para soltura.

Equipe Malhas da Lei prende acusados de assaltos em Petrolina

Acusado de ter praticado um assalto a cerca de dois meses nas proximidades do Parque Josefa Coelho, no bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina, Alison de Jesus Santos, 18 anos, foi preso nesse último final de semana por policiais civis e militares da Equipe Malhas da Lei no bairro da Penha na cidade de Juazeiro-BA, distante 5Km de Petrolina.

O mandado de prisão do rapaz foi expedido pelo juiz da primeira vara criminal de Petrolina, Edilson Moura. Além de Alison também foi cumprido mandado de prisão de Maycon Francisco da Silva, 19, companheiro de Alison que atualmente cumpre pena na penitenciária de Juazeiro.

Alison foi encaminhado ao Presídio Doutor Edvaldo Gomes em Petrolina.

Acidente deixa três pessoas feridas e uma morta no Sertão

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em um grave acidente na noite dessa segunda-feira (22), no Km 20, da PE-300, zona rural de Manari, Sertão de Pernambuco.

Os agricultores Cícero José de Oliveira, 65 anos, Eduardo Freitas de Oliveira, 18, Benedito Freitas de Oliveira, 55 anos, José Rafael Ribeiro, e um adolescente de 17 anos, seguiam em um carro de boi, quando uma D-20 de cor preta, placa BEL-4729 perdeu o controle na pista e bateu de frente com o carro em que eles estavam.

Com o impacto do acidente, Cícero José não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras vítimas foram socorridas para a Unidade de Saúde local, em seguida, transferidas para os Hospitais de Arcoverde e Garanhuns com fraturas pelo corpo.

O motorista da D-20 fugiu do local sem prestar socorro. O veículo foi entregue a delegacia de polícia de Manari para as medidas cabíveis.

Mulher tenta entrar em presídio de Caruaru com celular no ânus

Três mulheres foram flagradas quando tentavam entrar com droga na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru na manhã do domingo passado (21). Uma delas transportava um celular no ânus.

Josefa Gorete de Oliveira, 26 anos, levava um pacote com 200 gramas de maconha na vagina para o irmão José Aparecido de Oliveira, 28 anos preso por assalto.

Cícera dos Santos Coelho, 45, estava com 15 papelotes de cocaína na vagina e um celular no ânus que seriam entregues a José Antonio da Cruz, o "Baé", de 43 anos, que cumpre pena por assalto e homicídio.  


Uma menor de 17 anos, nora de Cícera, estava com 50 gramas de maconha na vagina para entregar ao marido José Antonio da Cruz, 23, preso por assalto. Ele é filho do Baé.

As mulheres foram autuadas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, Cícera e Gorete foram encaminhadas para Buíque, a adolescente foi apresentada a promotoria pública. (Imagens: Adileson Galvão) 
 

Eduardo, em campanha antecipada, imagina?!

Em sua coluna desta terça-feira (23), no jornal Folha de Pernambuco, Magno Martins destaca a palestra proferida pelo governador Eduardo Campos, na segunda-feira (22), no Rio Grande do Norte, como antecipação de campanha para a presidência da República.

De fato, é um tanto um quanto delicado e mesmo ousado afirmar isso. No entanto, não é a toa que o neto de Arraes anda intensificando diálogo com políticos de outros centros e de expressão consolidadamente nacional, como por exemplo, Gilberto Kassab (PSD) e Geraldo Alckmim (PSDB). Diálogo que vai além de acordos institucionais e fraternos, como se sabe.

Funcionário público morre na rua de casa em Iati

O funcionário público José Alberto de Carvalho, 47 anos, morreu ao levar cinco tiros por volta das 19h dessa segunda (22) em Iati.

A vítima havia estacionado seu veículo Corsa, de cor preta e placa KLW-6182, na Rua Pedro Álvares de Oliveira e ao retornar para pegar o carro foi surpreendida por homens desconhecidos que efetuaram cincos disparos por todo o corpo. Em seguida, os homens fugiram num veículo de quatro portas com placa de Recife. Eles não foram localizados.

José Alberto de Carvalho era casado e morava na mesma rua onde foi assassinado.

Jovem morre ao perder controle de moto bater em cerca de arame

Um agricultor de 20 anos conduzia uma moto quando perdeu o controle e bateu numa cerca de arame farpado. O acidente aconteceu no Povoado Garcia em Águas Belas por volta de 1h da madrugada dessa segunda (22).

José Erlânio Pereira da Silva, 20 anos, era solteiro e morreu no Hospital de Águas Belas.

HISTÓRICO DO 9º BPM

O 9º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco foi criado através do Decreto nº 7.915, de 23 de Abril de 1982. Pelo Decreto nº 7.963, datado de 12 de Maio de 1982, passou a ser denominado de Batalhão Arruda Câmara.
No dia 07 de Setembro de 1987, passou a funcionar no antigo Hotel Monte Sinai, situado em uma das Sete Colinas da Suíça Pernambucana, localizado na Av. Rui Barbosa, nº 1122, Bairro de Heliópolis - Garanhuns.
O Batalhão Arruda Câmara é responsável pela Segurança Pública de 20 (vinte) municípios, assim divididos: Garanhuns, Capoeiras, Caetés, São João, Lajedo, Bom Conselho, Canhotinho, Correntes, Águas Belas, Calçado, Angelim, Palmeirina, Jupi, Jucati, Saloá, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha, Paranatama e Iati, compreendendo uma área territorial de 6.280 Km2 e uma População de aproximadamente 458.899 habitantes.
O 9º BPM tem se engajado na defesa da sociedade, conseguindo reduzir os índices de criminalidade em sua área, através de Ações do Policiamento Ostensivo a Pé, Motorizado, de Trânsito e Montado, estando diuturnamente presente em todos os municípios.
Destacamos a importância do Policiamento com apoio do Motopatrulhamento - ROCAM, da CIOSAC, GT RURAL, do GATI e do PTran, dinamizando e dando maior mobilidade as ações de policiamento pelo 9ºBPM.
A área do 9º BPM é palco de grandes eventos, entre os quais, destacam-se: Carnaval, Paixão de Cristo do Magano, Festival de Música e Artes, Festas Juninas, Festival de Inverno, Festival da Jovem Guarda e Exposição Agropecuária; A Lajefolia, no município de Lajedo, Corrieta na cidade de Correntes, Águas Fest em Águas Belas; Caetés Fest em Caetés, entre outros eventos realizados anualmente em toda a região.
No intuito de promover maior integração com a sociedade são desenvolvidas ainda outras atividades tais como reuniões com autoridades do Poder Judiciário e do Poder Executivo Municipal, líderes comunitários, sociedades organizadas, bem como são ministradas palestras como forma de ação preventiva com os seguintes temas: Educação no Trânsito, Bullying, Drogas em Geral (de uso permitido e de uso proibido), Violência Urbana e Escolar, Direitos e Deveres do Aluno, Atos infracionais e Atos de Indisciplina, Danos ao Patrimônio etc... As quais são solicitadas por escolas da rede particular e rede estadual, tendo prioridade às escolas assistidas pela Patrulha Escolar.

Rua Cap Lisimaco
Bom Conselho - PE, 55330-000
(0xx)87 3771-1240 

Disk denúncia:
Recife - (81) 3421-9595
Interior / Agreste (81) 3719-4545 

 

PMS E BOMBEIROS GANHAM CURSO DE DIREITO DISCIPLINAR

Policiais e bombeiros militares terão a oportunidade de reciclar os seus conhecimentoscom aulas de Direito Disciplinar Militar. O curso, promovido em conjunto peloCentro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado e pela Secretariade Defesa Social (SDS), será realizado na próxima sexta-feira (26). O professoré o procurador do estado Jorge Luiz Nogueira de Abreu, ex-capitão aviador daAeronáutica.



“Vamosdestacar a importância da hierarquia e da disciplina no âmbito das instituiçõesmilitares estaduais, visando o fortalecimento dessas instituições, que, porforça da Constituição Federal, são organizadas com base nesses doisprincípios”, adiantou Jorge Luiz de Abreu.



Ostemas abordados no curso são: poder disciplinar, princípios norteadores doDireito Disciplinar Militar, dever de obediência, sujeição ao regimedisciplinar e competência para aplicação de punição disciplinar, comportamento,controle judicial da punição disciplinar, dentre outros. “A intenção équalificar as lideranças das duas polícias na aplicação das normasdisciplinares”, explica o procurador geral do estado, Thiago Norões.



Pós-graduadoem Direito Militar, pela Universidade Castelo Branco (RJ), Jorge Luiz Nogueirade Abreu é autor do livro Direito Administrativo Militar e dá aulas naUniversidade da Aeronáutica (Unifa), no Rio de Janeiro. O curso será realizadono auditório da SDS, em Santo Amaro. As inscrições podem ser feitas por email: cej@pge.pe.gov.br.

FONTE: Asscom PGE

Homem invade missa, toma microfone e chama padre de "boneca"

comunidade de pescadores de Barra Nova, no litoral sul de Alagoas, está inconformada. Há dois meses, a Igreja de São Pedro está fechada e não há previsão de retomada das missas.

A paróquia ficou órfã de padre após uma confusão ocorrida durante uma missa às vésperas do padroeiro da comunidade, São Pedro, no final de junho. Estavam todos assistindo a celebração do padre Raul, que visitava a igreja, quando um homem invadiu o local, tomou o microfone das mãos do religioso durante o sermão e desferiu todo o tipo de acusação e ofensas sem se dar conta de que falava com o padre errado.

O militar da reserva Cícero Costa, pivô da confusão, queria brigar com o padre Marcos, que, até então, era o responsável pela paróquia da Barra Nova.

Quem estava presente ficou estarrecido com a fúria do militar, que também é conhecido com Ciçou. “Achei que ele pegou o microfone para fazer uma homenagem e não para ofender o padre visitante. Ele chegou a dizer que sustentava o padre dando 150 reais por mês e, por isso, ele tinha que fazer uma festa de São Pedro”, conta a professora Graciete da Silva.

Cícero Costa se defende por ter ofendido a pessoa errada, mas não se arrepende do que disse sobre o padre Marcos. “Ele disse que a nossa capela nunca foi a 'Casa de Deus' e que nossa procissão era de 'bonecas'. Aí, eu peguei o microfone e disse: se minha procissão de São Pedro é de boneca, você é boneca duas vezes”, relatou o militar, que ainda acusa o religioso de homofobia. “Ele não gosta de nada! Ele tem raiva de homossexual, negro, da capela, de tudo”, disse.

Depois da baixaria, nem o padre visitante, nem o titular da paróquia reapareceram para celebrar uma missa sequer. O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, diz que não há previsão de retomada das atividades da igreja no povoado e que foi aberto um inquérito policial para apurar o caso.

Agora, quem se diz ameaçado é o militar revoltado. Cícero Costa conta que os moradores o culpam pela “fuga” dos padres.

“Não acho correto todo mundo pagar pelo erro de uma pessoa”, reclama a aposentada Irinete dos Santos.

SUS vai oferecer remédio para crianças portadoras do vírus HIV

A partir da próxima semana, o Sistema Único de Saúde passará a fornecer o primeiro antirretroviral exclusivo para o tratamento de crianças com Aids. Atualmente, 4.006 crianças com menos de 13 anos tratam a doença no país.

O Tripanavir é um medicamento mais moderno, chamado de terceira linha, e indicado para portadores da doença que já não respondem aos remédios convencionais. Poderá ser usado no tratamento de crianças com menos de 6 anos, segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

O ministério decidiu também recomendar outros dois medicamentos para as crianças: fosemprevanir e darunavir. Juntos com o ritonavir, eles ajudam a reduzir a proliferação do vírus HIV no organismo. Antes, a combinação era indicada para adultos e usada no tratamento infantil somente em casos excepcionais.

Do total de crianças com aids em tratamento, 186 tomam remédios de terceira linhagem. Para ofertar o novo tratamento infantil, o ministério vai gastar R$ 9,7 milhões.

Médicos e farmacêuticos responsáveis pela distribuição dos remédios no SUS foram orientados sobre o novo tratamento e qual a dosagem para as crianças.

Justiça Federal libera pagamento de supersalários no Senado

TCU identificou salário de servidores acima do teto de R$ 26,7 mil; Justiça do DF havia determinado corte dos salários a pedido do MPF

O presidente do Tribunal Federal Regional da 1ª Região, Olindo Menezes, liberou nesta segunda-feira (22) o pagamento a servidores do Senado Federal de salários acima do teto estabelecido por lei para o funcionalismo público, que é de R$ 26,7 mil. Os chamados supersalários seriam formados pelo acúmulo de gratificações de funções e outros benefícios.

O pagamento dos chamados supersalários foi suspenso pela 9ª Vara do Distrito Federal, em junho deste ano, após pedido do Ministério Público Federal no DF. A decisão de suspender o pagamento dos salários acima do teto foi tomada com base em irregularidades verificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O G1 entrou em contato com a Advocacia-Geral do Senado e aguarda retorno.

Segundo o MPF, em agosto de 2009, o TCU identificou 464 servidores que receberam acima do teto. O prejuízo estimado, somente no Senado, seria de R$ 11 milhões, segundo o tribunal. Em relação à administração pública federal, o TCU verificou indícios de irregularidades por parte de 1.061 servidores de 604 órgãos.

O TRF-1 reviu a suspensão dos salários acima do teto depois que a Mesa Diretora do Senado Federal recorreu pedindo a manutenção do cálculo anterior, pelo qual o total recebido por alguns servidores ultrapassava o teto constitucional.

Na decisão, o presidente do TRF-1 afirmou que o corte dos salários poderia acarretar “lesão à ordem pública” porque implicaria em “alteração de inúmeras situações jurídicas constituídas e seladas pelo teste do tempo”, sem que os prejudicados se pudessem se defender.

“O planejamento econômico-jurídico-financeiro da vida de centenas de pessoas, ativas e inativas, ligadas ao Senado Federal, passou a ser gravemente afetado, negativa e repentinamente, sem nenhuma possibilidade de contraditório, o que, para dizer o mínimo, não é sequer razoável”, afirmou Menezes. 

Dois homens e uma mulher são encontrados mortos dentro de casarão no Janga

Segundo o IML, os corpos estavam em estado avançado de decomposição; cada uma das vítimas foi morta com mais de dez tiros


Três pessoas foram encontradas mortas dentro de um casarão na beira-mar da praia do Janga, bairro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, na tarde desta segunda-feira (22). De acordo com o Instituto de Medicina legal (IML), os corpos, que são de dois homens e de uma mulher, estavam em estado avançado de decomposição. Cada uma das vítimas foi executada com mais de dez tiros nas costas e na cabeça.

O triplo homicídio aconteceu em um casarão situado na avenida Cláudio José Gueiros Leite, logo depois da entrada da avenida Manepá. Os corpos de Júlio Fernandes da Silva e o de uma mulher não identificada estavam na sala. Na cozinha, foi encontrado o corpo de outro homem, também não identificado.

Quem encontrou os corpos foi o caseiro Luiz Carlos, que foi ao local para começar uma reforma acertada com o dono do imóvel, que alugou o casarão, há cerca de cinco meses, a três pessoas de São Paulo.

Os peritos recolheram várias cápsulas de bala e percorreram a casa inteira, inclusive o quintal, onde encontraram as chaves de um dos carros, um cachimbo usado para o consumo de crack e um buraco que, de acordo com a polícia, serve para esconder droga e dinheiro.

Flávio Pessoa, que é delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que o crime deve estar ligado ao tráfico de drogas devido a alguns indícios encontrados na casa e a forma como as vítimas morreram. “Pelas características do crime tipo execução e a casa se encontra com alguns buracos, provavelmente para o enterro de drogas, então supõe-se que seja envolvimento com drogas”, afirmou o delegado.

Depois que os corpos foram retirados, o casarão foi lacrado para que os peritos possam continuar o trabalho nesta terça-feira (23).

Secretário explica atrasos na nomeação de concursos públicos em Pernambuco

Segundo Ricardo Dantas, a convocação depende da necessidade do Governo e do tempo de validade do concurso; remanescentes do último concurso do Corpo de Bombeiros devem ser nomeados até o final do mês.

Em busca de estabilidade no emprego a opção de muitos trabalhadores é fazer um concurso público. Mas alguns pernambucanos estão apreensivos: viram a publicação de seus nomes na lista de aprovados, mas, até agora, não foram chamados pelo Governo, para diferentes funções. Para responder a essas dúvidas, o Bom Dia Pernambuco convidou o secretário de Administração do Estado, Ricardo Dantas (foto), que antecipou os prazos para nomeação de alguns concursos.

Os remanescentes do último concurso da Polícia Militar de Pernambuco, realizado em 2009, esperam a convocação de mais de dois mil policiais, prometida pelo secretário Wilson Damázio. Segundo Ricardo Dantas, todas as vagas do edital foram nomeadas em janeiro deste ano. “Foram nomeadas 2,1 mil pessoas para o cargo de soldado da PM, assim como 400 agentes de polícia. Nomear além dessas vagas envolve algumas variáveis, como o equilíbrio fiscal do Estado. Não dá para sair chamando todo mundo que foi aprovado. O Governo vai suprir dependendo da necessidade”, esclarece o secretário.

De acordo com ele, foram nomeados para o Corpo de Bombeiros o dobro do número de vagas do edital. “Nesse caso específico, o Governo vai fazer a nomeação dos remanescentes do concurso, tendo em vista que o concurso expira agora, no final de agosto. Interessa ao Governo aproveitar essas pessoas e essa nomeação deve estar saindo, no máximo, até a próxima semana”, afirma.

Um grupo de engenheiros agrônomos e fiscais da defesa agropecuária da Adagro publicou uma carta aberta na internet dizendo que foi feito todo o processo, mas que a nomeação, que ocorreria em setembro de 2010, ainda não saiu. Segundo o secretário, uma lei impede a nomeação em ano eleitoral. Ele explica que, assim como a Adagro, as outras agências de fiscalização – a Apevisa, a Apac e o CPRH - estão passando por um processo de reestruturação e de criação de planos de carreiras.

“O projeto de lei que vai reestruturar essas carreiras vai ser enviado ainda este mês, incluindo o aumento de 2011. Para, só então, após a aprovação dessa lei, haverem as nomeações necessárias para a Adagro e para as quatro agências de fiscalização em Pernambuco”, esclarece.

De acordo com ele, a remuneração média do servidor público aumentou 53%, nos últimos quatro anos. “Em 2007, Pernambuco cresceu 9,6%, enquanto o Brasil cresceu 7,2%. Este ano, no primeiro semestre, Pernambuco cresceu 7,6% e o Brasil, 4,2%. As pessoas querem fazer parte de uma gestão que cresce economicamente e que valoriza o servidor”, diz.

Ladrões de banco levam terror a uma cidade do interior da Bahia

Os bandidos obrigaram os clientes a sacar dinheiro enquanto esperavam a abertura de um dos cofres. Na fuga, fizeram reféns. 

Em uma cidade no interior da Bahia, oito homens invadiram duas agências bancárias em Ipupiara, a 600 quilômetros de Salvador. Os bandidos obrigaram os clientes a sacar dinheiro enquanto esperavam a abertura de um dos cofres. Na fuga, fizeram reféns, que só foram liberados na cidade vizinha.

Apenas quatro policiais trabalham na segurança da cidade, que tem cerca de 13 mil habitantes. A polícia não divulgou a quantia levada pela quadrilha.

Motoristas estão evitando abastecer com álcool

A gasolina é a preferida para muitos motoristas na hora de encher o tanque. É que o preço do álcool está mais caro na bomba. Apesar de Pernambuco ser um dos maiores produtores de etanol do país.

Por conta da relação preço e produtividade, a bomba do etanol, o álcool combustível, quase não tem sido usada pelos frentistas. Além do rendimento ser menor em relação a gasolina, o álcool está muito mais caro. Os proprietários dos carros flex, que podem ser abastecidos tanto com os dois combustíveis, não têm dúvida: preferem abastecer com gasolina.

"Aqui em Pernambuco não está compensando utilizar o álcool. Ultimamente eu estou abastecendo com gasolina, porque a rentabilidade está mais em conta", dizem a maioria dos motoristas.

Uma pesquisa feita este mês pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) confirma o que os consumidores já sentiram no bolso. A pesquisa foi feita nos 26 estados e no distrito federal e em 18 deles, o preço do álcool subiu.

Ainda de acordo com a pesquisa da ANP, o abastecimento com etanol só se mostrou mais econômico em relação à gasolina em quatro estados: Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins.

Especialistas dizem que o uso do álcool só é vantajoso se o litro custar até 70% do preço do litro da gasolina.

Um exemplo: se um posto vende a gasolina por R$ 2,80 e o álcool por R$ 2,30, o preço do litro do álcool equivale a 82% do da gasolina. Só seria vantagem se o litro do álcool fosse de no máximo 70%, ou seja, R$ 1,96.

Em Pernambuco, o alto preço do álcool combustível assusta ainda mais quando se lembra que o estado é produtor de etanol. Para o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, o preço mais elevado tem relação direta com a produção.

"A safra recém começou na Mata Norte de Pernambuco e não começou ainda na Mata Sul. E se não há oferta de produto na entre safra agora é que começa a safra, a tendência é que os preços melhorem. Esse ano específico, o Centro-Sul do País que responde por 88% da produção, ele tem uma quebra de safra. Ele vai diminuir cerca de 2,4 bilhões de litros em função de questões climáticas. O Nordeste, ao contrário, deverá crescer um pouco a produção. Portanto, o anidro - que é o álcool de mistura a gasolina - está assegurado para o Nordeste e o etanol hidratado ele tem uma tendência a partir do início da safra que está começando agora na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Norte de Pernambuco, há uma tendência de estabilização e de alcançar a competitividade de 70%”, explicou Renato Cunha.

Moto abandonada é encontrada em Caetés

Uma moto CG 125 cilindradas, de cor vermelha e placa KFF-7676 foi localizada pela Polícia Militar na madrugada dessa segunda (22) no Sítio Malhada em Caetés.

O veículo foi conduzido à Delegacia de Polícia de Caetés.