terça-feira, 20 de setembro de 2011


Conheça o aboio e como ele ajuda a lida dos vaqueiros em PE

O canto típico nordestino é usado pelos vaqueiros durante a lida no campo. Em PE, um coral foi criado para ajudar a afinar as vozes dos cantores.


Um canto vagaroso, que quase sempre acompanha o passo dos animais, é o aboio. Ele é entoado pelos vaqueiros durante o trabalho no campo e pode ser de um jeito não cantado, apenas com sons, sem palavras formadas. Quando é assim, ajuda na condução do gado.
Enquanto a boiada é conduzida, os vaqueiros, figuras tradicionais da região Nordeste, cortam a caatinga, sem medo e com o dever de preservar o rebanho. A melodia não para um minuto.

Foram os escravos que trouxeram para o Brasil o estilo de canto muitas vezes sofrido. Pelo município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão de Pernambuco, o vaqueiro ganhou uma homenagem no meio da rua. Na igreja de Nossa Senhora da Conceição, o padre José Guimarães, quando não tem compromisso religioso, troca a batina pela vestimenta de couro e com chapéu e gibão, ele se reúne com os vaqueiros. Por isso, é conhecido como o padre aboiador.

O município de Serrita é terra de gente religiosa e alegre. Na feira livre, o que se vê é que a maioria dos homens usa chapéu de couro, típico do vaqueiro. Entre um papo e outro, durante o dia calmo de interior, surge o aboio, do jeito mais natural e simpático.

A vida de vaqueiro, o aboio, esses elementos são elementos tão presentes na vida dos moradores de Serrita, que o município ganhou até um centro cultural, onde um grupo se reúne para afinar a voz e preparar repertório. Eles formam o coral Aboios, fundado há 11 anos.

O coral é formado por amigos, vaqueiros arretados. Eles se apresentam sempre vestidos à caráter. O grupo é afinado e nas músicas, a vida de vaqueiro é sempre lembrada.


Governo reforça vigilância contra aftosa na fronteira com o Paraguai

Foco de febre aftosa foi confirmado no Paraguai.
Produtores e autoridades sanitárias brasileiras estão apreensivos.

O surto de febre aftosa ocorreu na fazenda Santa Helena, localizada no departamento de São Pedro, a 130 quilômetros da fronteira do Paraguai com o Brasil. Treze animais foram infectados. No site do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai, o governo do país informa que decretou estado de emergência na região.
As medidas para enfrentar o problema seguem os padrões internacionais de vigilância sanitária. O controle de trânsito de animais e o fechamento da área até 20 quilômetros do local dos focos são ações de emergência.
O surto de febre aftosa no Paraguai deixou em alerta as autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul. Uma das primeiras medidas tomadas foi o reforço da fiscalização em 11 municípios que ficam em região de fronteira.
A maior preocupação da vigilância é com o trânsito de animais entre os dois países. A Superintendência Federal de Agricultura informa que vai mobilizar a classe produtora para alertar contra os riscos da movimentação de animais. Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul se dizem dispostos a ajudar e estão conscientes.
Na fazenda paraguaia, onde foi detectado o foco de febre aftosa, mais de 800 animais serão sacrificados. O Serviço de Saúde Animal do Paraguai informa que vai fazer o abate sanitário em propriedades a uma distância de até cinco quilômetros do local do foco.

Crosta de gelo de Plutão pode esconder um oceano Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/19/crosta-de-gelo-de-plutao-pode-esconder-um-oceano-925388228.asp#ixzz1YV0BBL00 © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.



Plutão visto pelo telescópio espacial Hubble. Foto: NasaRIO - A crosta de gelo que envolve Plutão pode esconder um oceano líquido com condições de abrigar vida. Agora considerado um planeta anão, Plutão está tão distante do Sol que a temperatura na sua superfície varia em torno de -230 graus Celsius, mas há muito tempo pesquisadores especulam se seu núcleo pode gerar energia suficiente para sustentar um oceano.
Segundo Guillaume Robuchon e Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia, há uma boa chance que a resposta seja sim. Eles calculam que a existência do oceano depende de dois fatores: a quantidade de potássio radioativo no núcleo rochoso de Plutão e a densidade do gelo que o cobre. Medições sugerem que o núcleo rochoso responde por 40% do volume do planeta anão. Assim, se ele contém potássio a uma concentração de 75 partes por bilhão, seu decaimento pode produzir calor suficiente para derreter parte do gelo sobre ele, que é feito de uma mistura de nitrogênio e água. A Terra, provavelmente formada em um ambiente com menor quantidade deste elemento volátil devido a sua proximidade do Sol, tem 10 vezes essa concentração em seu núcleo.


Novo vídeo mostra resgate de feridos logo após acidente com bonde em Santa Teresa


RIO - Novas imagens postadas na internet na última sexta-feira mostram pessoas sendo socorridas logo após o acidente com o bonde de Santa Teresa, ocorrido no dia 27 de agosto . O vídeo, disponível no YouTube, mostra feridos sendo retirados das ferragens do bonde descarrilhado mesmo antes da chegada do Corpo de Bombeiros. As imagens, fortes, mostram o nervosismo de vítimas, de voluntários e mesmo de autoridades. Seis pessoas morreram e 57 ficaram feridas.
Nos momentos finais do vídeo, um policial militar pede que a cinegrafista se afaste do local, para o prosseguimento do resgate por parte dos profissionais. As imagens mostram que o agente age com rispidez. O GLOBO entrou em contato com a Polícia Militar durante a noite desta segunda-feira e a corporação informou que não dará um parecer enquanto não assistir ao vídeo. As imagens foram, portanto, enviadas para a assessoria da PM e poderão vir a ser encaminhadas para a Corregedoria da Polícia Militar.
Nesta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral admitiu que os bondes de Santa Teresa precisam passar por um processo de renovação. Segundo ele, não é possível entregar a administração dos bondes para a prefeitura do jeito que está.
- Eu assumo o erro. Vamos responder com algo que a população merece. Os dados mostram que os bondes representavam apenas 3% do volume do uso coletivo e ainda sim era muito desorganizado, com baixo número de funcionários e sem manutenção. É uma questão de honra - disse Cabral durante a manhã, ao participar de um encontro com empresários da Alemanha.
O acidente ocorreu na Rua Joaquim Murtinho, na altura do número 273, perto do Largo do Curvelo. Segundo o comandante do Destacamento de Bombeiros do bairro, Fábio Couri, quatro morreram na hora. Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Já a sexta vítima morreu dias depois no hospital.

IPI maior para carro importado pode frear investimento chinês


O aumento do IPI para carros importados reduzirá a quase zero a exportação chinesa para o Brasil e freará os investimentos de montadoras "devido à política instável do governo brasileiro", prevê a Associação dos Passageiros de Carro da China (CPCA, na sigla em inglês), informa reportagem de Fabiano Maisonnave para a Folha.
íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Mudança no IPI pode beneficiar produção de carros no México
Montadoras não descartam aumento no preço de carros nacionais

"Há inúmeras formas de evitar uma disputa comercial. É completamente desnecessário jogar um ajuste abrupto que provoca estragos à confiança mútua", afirmou, em entrevista à Folha, Cui Dongshu, vice-secretário-geral e economista sênior da CPCA, que envolve todas as empresas que atuam no mercado brasileiro.
"Elas [montadoras chinesas] devem dar conta de que estão sob enorme risco de mudanças de política no mercado brasileiro. É provável que sejam reavaliadas decisões sobre construir fábricas no Brasil e sobre a implantação de produção local de peças [conteúdo nacional]."
O representante da CPCA sugere ao governo brasileiro que encontre uma solução negociada para a importação de carros chineses. Segundo ele, o governo deveria ter "dado tempo suficiente para a nacionalização dos carros chineses até o passo final de `fabricado no Brasil'".
Uma proporção inicial de conteúdo nacional, afirma, poderia ter sido de 30%, e não os 65% exigidos pelas novas regras de investimento.
Pelo menos três montadoras chinesas anunciaram planos de montar fábrica no Brasil: a Chery, a JAC Motors e a Lifan. Outras fabricantes, como a Great Wall e a BYD, estariam avaliando a possibilidade.

Caminhão dos Correios colide na BR-104 e mata uma pessoa

15:43 - 19/09/2011
 
Caminhão dos Correios colidiu contra automóvel onde estava a vítima
Um acidente envolvendo um caminhão dos Correios e um caminhão da Usina Serra Grande deixou uma vítima fatal e duas pessoas feridas. O acidente aconteceu na BR-104, na zona rural do município de União dos Palmares, no início da tarde desta segunda-feira (19).
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, identificada como Alane Bispo, estava no veículo Scania, de placa de Guarulhos-SP. Os veículos, que estavam em direções opostas, colidiram frontalmente. O carro dos Correios perdeu o controle e bateu no caminhão.
O Serviço de Unidade Móvel de Emergência (Samu) foi acionado. O condutor do caminhão dos Correios, Jessé Bispo da Silva, foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió e encontra-se na área vermelha.

Polícia Federal cumpre mandados no interior de AL

07:21 - 20/09/2011Sidney Tenório
 
Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (20), em conjunto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), cumpre 32 de mandados de busca e apreensão e prisão em Maceió e no interior. O alvo da operação são quadrilhas especializadas em crimes contra a Administração Pública.
A operação foi deflagrada depois de uma investigação do Grupo de Combate a Organizações Criminosas (GECOC), do Ministério Público Estadual, em parceria com Ministério Público Federal. No entanto, os detalhes ainda são mantidos em sigilo, já que as equipes da PF e do Bope ainda estão nas ruas.
Na Superintendência da PF em Maceió, onde a movimentação é intensa desde a madrugada, um agente disse apenas que foram convocados policiais de Rondônia e Sergipe para reforçarem o efetivo.
No interior, o alvo da operação é principalmente a cidade de Traipu. Já foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, na residência do prefeito Marcos Santos, além da residência de alguns secretários. Documentos foram recolhidos e quatro armas apreendidas. Até agora duas pessoas foram presas.
A expectativa é de que presos e material recolhido sejam trazidos para a sede da PF em Maceió.
A prefeitura de Traipu já foi alvo das operações Carranca e Guabiru, ambas deflagradas pela Polícia Federal. Nas duas oportunidades o prefeito Marcos Santos foi preso.
A equipe de reportagem do Fique Alerta acompanha o trabalho das equipes policiais desde a madrugada. Veja maiores detalhes na próxima edição do programa e no Jornal da Pajuçara Noite.

Polícia Federal cumpre mandados no interior de AL

07:21 - 20/09/2011Sidney Tenório
 
Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (20), em conjunto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), cumpre 32 de mandados de busca e apreensão e prisão em Maceió e no interior. O alvo da operação são quadrilhas especializadas em crimes contra a Administração Pública.
A operação foi deflagrada depois de uma investigação do Grupo de Combate a Organizações Criminosas (GECOC), do Ministério Público Estadual, em parceria com Ministério Público Federal. No entanto, os detalhes ainda são mantidos em sigilo, já que as equipes da PF e do Bope ainda estão nas ruas.
Na Superintendência da PF em Maceió, onde a movimentação é intensa desde a madrugada, um agente disse apenas que foram convocados policiais de Rondônia e Sergipe para reforçarem o efetivo.
No interior, o alvo da operação é principalmente a cidade de Traipu. Já foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, na residência do prefeito Marcos Santos, além da residência de alguns secretários. Documentos foram recolhidos e quatro armas apreendidas. Até agora duas pessoas foram presas.
A expectativa é de que presos e material recolhido sejam trazidos para a sede da PF em Maceió.
A prefeitura de Traipu já foi alvo das operações Carranca e Guabiru, ambas deflagradas pela Polícia Federal. Nas duas oportunidades o prefeito Marcos Santos foi preso.
A equipe de reportagem do Fique Alerta acompanha o trabalho das equipes policiais desde a madrugada. Veja maiores detalhes na próxima edição do programa e no Jornal da Pajuçara Noite.

Bolsa Família já beneficia 180 mil lares entre junho e setembro
 

O Programa Bolsa Família registrou uma expansão de 180 mil famílias entre junho e setembro. Foi o que informou nesta quinta-feira (19) a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

De acordo ela, a expectativa é positiva em relação ao cumprimento da meta de inclusão de 320 mil famílias até o final do ano e de 800 mil famílias até dezembro de 2013.

O ministério aponta que mais 1,2 milhão de crianças serão beneficiadas pelo programa este mês. Isso porque, a partir de setembro, cada família cadastrada passa a receber até cinco benefícios variáveis referentes a menores de 15 anos, cada um no valor de R$ 32. Antes, o limite era três crianças cadastradas.

“A maior parte da população extremamente pobre é formada por crianças e isso terá um impacto muito grande na extrema pobreza. É um benefício fácil, barato e que tem um impacto grande na população extremamente pobre”, disse.

“A crise atinge mais as mulheres”, diz Dilma
 
Nesta quinta-feira (19), a presidente Dilma Rousseff afirmou, em Nova York, que as respostas equivocadas dadas por alguns países à crise mundial podem agravar a situação das mulheres em todo mundo. Rousseff não detalhou que medidas considera equivocadas, porém salientou que a pobreza no Brasil atinge mais as mulheres.

"Apesar de alguns avanços notáveis, a desigualdade permanece em pleno século 21. São as mulheres que mais sofrem com a pobreza extrema, com o analfabetismo, com as falhas do sistema de saúde, com os conflitos e com a violência sexual. Em geral, as mulheres recebem salários menores pela mesma atividade profissional e têm presença reduzida nas principais instâncias decisórias", comentou a presidente.

Por outro lado, Dilma considerou que ainda há muito o que fazer para o país chegar a uma situação igualitária entre homens e mulheres nas instâncias de poder. "Fui eleita presidenta do Brasil 121 anos depois da proclamação da República e 78 anos depois da conquista do voto feminino. Somos 52% dos eleitores, mas apenas 10% do Congresso Nacional", frisou.

Taxista é assaltado na Santa Terezinha

LASCA LUIZ -  Um taxista foi assaltado na última sexta (16) na Rua Santa Terezinha em Garanhuns.

De acordo com a vítima, seu táxi estava estacionado na porta de casa quando dois homens se aproximaram numa moto e anunciaram o assalto. "A rua estava cheia de gente, e mesmo assim, eles gritaram e me mandaram colocar a mão na cabeça", relatou o taxista ao repórter Luiz Andrade.

Os assaltantes levaram vários objetos entre eles uma pasta com provas de alunos de uma faculdade que pertence à esposa da vítima, que é professora.

Cerca de 10 taxistas foram em busca dos bandidos, que entraram numa estrada de difícil acesso para carros e sumiram.

A polícia também realizou buscas, mas os assaltantes não foram encontrados.

Jovens moradores de rua poderão voltar para casa

Os moradores de rua de Garanhuns estão recebendo auxílio da prefeitura para voltarem as suas casas. No dia 1º de setembro, a Secretaria de Assistência Social identificou os desabrigados durante uma abordagem realizada com o apoio do Conselho Tutelar, Polícia Militar e coordenação dos Cras e Nuprev.

Foram identificadas 13 jovens. Nove deles são de Garanhuns e quatro vieram de outros municípios. Segundo a coordenadora geral dos Cras, Laura Alice, a maioria tem residência em bairros periféricos e vive num cenário de vulnerabilidade social, sem estrutura familiar, com os pais presos e mães alcoólatras. Muitos já sofreram abuso sexual e vivem no vício de drogas lícitas e ilícitas. “Existe uma história de vida muito forte por trás desses jovens”, ressalta Laura Alice.

De acordo com a coordenadora, alguns querem voltar para as suas casas. Para que isso aconteça, os Cras aplicaram um questionário para conhecer a situação dos jovens e estão realizando visitas domiciliares às famílias no intuito de reinseri-los. Para as quatro pessoas que não são de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Assistência Social viabilizará passagens de ônibus para que possam retornar ao local de origem.

Menino de 4 anos morre atropelado quando tentava atravessar PE-180

Uma criança de quatro anos morreu ao ser atropelada na PE-180, no Sítio Caíbas, em São Bento do Una.O acidente aconteceu na manhã do último sábado (17).

Segundo a Polícia Militar, o agricultor Erivaldo da Silva Araújo, 49 anos, estava conversando com um amigo às margens da rodovia acompanhado do filho José Ednaldo Araújo de Lima, 4, quando a criança soltou a mão dele e correu para o outro lado da pista, sendo atingida por um caminhão modelo Mercedes Baú de placa KJP-2958. Ela morreu na hora.

O condutor do caminhão Cleibson Vilela de Oliveira ficou apavorado e fugiu do local temendo ser agredido por populares. Os moradores revoltados quebraram todos os vidros do caminhão. O corpo da criança foi encaminhado para o IML de Caruaru.

De acordo com a Polícia Civil, o caminhão vinha em alta velocidade e por isso o motorista não teve como parar. Segundo os moradores da localidade, esse tipo de acidente acontece constantemente na rodovia. Eles alegam que não tem nenhuma lombada para os motoristas diminuirem a velocidade.
(Com informações do ne10.com.br)

Acidente na Curva do Boi deixa homem morto

João Lourenço de Souza Filho, de 48 anos, conduzia uma moto na noite deste domingo (18) e morreu ao colidir com num caminhão. O acidente aconteceu na Curva do Boi situada na BR 423 em Jupi.

A moto conduzida por João, uma CG 150 de cor preta e placa KKP-4875 foi parar a contramão e bateu no pneu dianteiro do caminhão de placa PEP-7275.

A Polícia Civil compareceu ao local para o levantamento cadavérico.

Duplo homicídio em Lajedo

Dois jovens foram assassinados na noite deste domingo (18) quando bebiam no Bar do Amigão situado na Rua Menor Carlos Braz, no Centro de Lajedo.

Luciano Santos de Farias, 28 anos, e Damião Cláudio da Silva, 22, foram surpreendidos por um homem de capacete que adentrou o bar e efetuou disparos. Três deles atingiram Luciano que morreu sentado. Outro tiro atingiu Damião que estava tentando correr do local, mas, também morreu dentro do bar. O autor dos disparos fugiu a pé e não foi localizado.

No local do crime a polícia encontrou quatro cápsulas de revólver.