quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novamente deputado, Cícero Ferro se declara "contra a violência"

Um dia depois de ser empossado para assumir a vaga de Maurício Tavares (PTB), o ex-suplente e novamente deputado Cícero Ferro (PMN) foi a atração da sessão desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa. além de ter perdido o mandato, ele estava foragido da Justiça porque havia um mandado de prisão contra ele, acusado de mandante do assassinato do vereador Fernando Aldo, de Delmiro Gouveia.

Sorridente, Cícero Ferro, que assume pela quinta vez uma cadeira no Legislativo estadual, cumprimentava colegas e afirmava que seu principal propósito é "trabalhar pelo bem de Alagoas".

“Estive sem assento aqui [na Assembleia], mas nunca esqueci meu povo", afirmou. "Voltei para honrar os 24.055 votos que tive na eleição do ano passado”. Ele revelou que no período em que estava foragido, saiu do Brasil, mas não disse para qual país.

Questionado se os 121 dias que passará na ALE serão suficientes para os propósitos que anunciou, o deputado afirmou que “sim”. "Não sou um marinheiro de primeira viagem, já conheço o trabalho legislativo, tenho experiência e sei que posso colaborar. E anunciou uma bandeira: "Diminuir a violência que toma conta do nosso Estado”.

Além de Cícero Ferro, a sessão desta quarta-feira contou com as presenças dos deputados Fernando Toledo (PSDB), Dudu Holanda (PMN), Inácio Loiola (PSDB), Jota Cavalcante (PDT), Ronaldo Medeiros (PT), Joãozinho Pereira (PSDB), Antônio Albuquerque (PT do B), Jeferson Morais (DEM e Severino Pessoa (PPS). Também compareceram ao plenário os parlamentares Edival Gaia (PSDB), Temóteo Correia (DEM), Ricardo Nezinho (PT do B), Nelito Gomes de Barros (PSDB), Olavo Calheiros (PMDB), Judson Cabral (PT), Sérgio Toledo (PDT), Luiz Dantas (PMDB) e João Henrique Caldas (PTN) .

Convocação de Luiz Otavio Gomes

Durante a sessão desta quarta-feira (24) foi lido o requerimento do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), que convoca o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Caso seja aprovada na sessão desta quinta-feira (25), ele terá que prestar esclarecimentos sobre a denúncia de que teria beneficiado clientes da empresa de sua propriedade na concessão de benefícios fiscais no Estado.

Josenildo Törres

168 cisternas serão construídas em Bom Conselho

Pelo menos 168 cisternas irão beneficiar comunidades rurais do município de Bom Conselho. O investimento custará R$ 200 mil reais aos cofres federais.

Algumas das comunidades beneficiadas já estão vibrando com o investimento, que irão sanar a dificuldade de aquisição de água em algumas localidades.

As comunidades escolhidas foram contempladas devido a terem seus nomes cadastrados em programa federal, anos atrás.

Garanhuns terá Missa do Vaqueiro em setembro

No próximo mês de setembro, no período de 23 a 25, Vaqueiros de Garanhuns e do Agreste Meridional irão vivenciar a 22ª edição da Missa dos Vaqueiros Heleno Gino e Ivone Leão.

Segundo os organizadores, neste ano a Missa será realizada pela primeira vez no Parque Heleno Gino e Ivone Leão, criado especialmente para homenagear os dois vaqueiros. O Parque está localizado no bairro Bela Vista, popular Cohab 3 (Em frente a Associação dos Cavaleiros).

A programação conta com desfile de Vaqueiros, shows de forró, prova de Marmeleiro Pendido, Cerca de Vara, Agilidade e Chapéu; além de Cavalhada e premiação com troféus: o Vaqueiro Mais Velho, Vaqueiro Mais Novo, Cavalo Mais Bonito, Amazona Mais Bem Trajada, Vaqueiro Mais Equipado, Vaqueiro Mais Distante a Cavalo.

HISTÓRIA - Os vaqueiros Ivone Leão e Heleno Gino são os grandes homenageados. A história que remete aos dois aboiadores conta que em 1989 a dupla estava a caminho da Missa do Vaqueiro de Serrita, quando sofreram um acidente de carro, e Ivone Leão faleceu no desastre. Heleno Gino decidiu, então, realizar anualmente uma missa em consideração ao parceiro de aboio, e promoveu durante dez anos. Com a morte do Heleno Gino, em 1999, o seu filho Givaldo Gino, a pedido do Pai, continuou a promover a festa, desde então, em homenagem aos dois vaqueiros aboiadores.

Autor: Da Redação do Portal do Agreste

Operação conjunta das polícias Civil e Militar prende seis pessoas em Carpina

Com os acusados, foram apreendidos 200 gramas de crack, 66 pedras de crack e 400 gramas de maconha; polícia prendeu também foragido da Penitenciária de Canhotinho

A Operação “Carpina contra o Crack 2”, realizada conjuntamente pelas polícias Civil e Militar, resultou na prisão de seis pessoas nesta quarta-feira (24) nesse município da Zona da Mata de Pernambuco. Além desses seis presos, a polícia prendeu, também nessa cidade, Jackson Januário da Silva, 28 anos, que foi condenado por roubo e estava foragido da Penitenciária de Canhotinho.

Já os seis acusados de tráfico de drogas presos em flagrante foram: Agnus Francisco do Nascimento, 39 anos; Rosineide Maria da Silva, 41 anos; Arlison Freitas, 18 anos; Carla Viviane Santana, 23 anos; Reginaldo Odon da Silva, 34 anos; e Amanda da Silva Nascimento, 23 anos. Ao todo, foram apreendidos 200 gramas de crack, 66 pedras de crack, 400 gramas de maconha, além da quantia de R$ 276 e duas balanças de precisão.

A operação vinha sendo desenvolvida há dois meses com base em serviços de inteligência da polícia e em informações obtidas pelo Disk-Denúncia.

OAB lança o site Observatório da Corrupção

Já está no ar o site Observatório da Corrupção, lançado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta quarta-feira para o acompanhamento de processos no Judiciário. Segundo definição do próprio site - http://www.observatorio.oab.org.br - ele "será um instrumento para que a sociedade exerça seu insistente interesse no rápido julgamento de casos de corrupção, acompanhando o andamento e pleiteando o julgamento em todas as instâncias". No Observatório da Corrupção, os internautas também podem participar enviando denúncias.

O lançamento oficial do site acontece na sede nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Participam da cerimônia o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). O anúncio do observatório já havia sido feito na semana passada e foi discutido, na terça-feira, em audiência pública da Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção, no Senado.

Da Agência O Globo

Dilma poderá estar em Garanhuns na segunda-feira

A ocasião será a aula inaugural do curso de Medicina, da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, que acontecerá na próxima segunda-feira (26), a partir das 10h.

Contando com a presença do governador Eduardo Campos, o reitor Carlos Calado, além de pró-reitores, entre outras autoridades, o diretor do Campus, Pedro Falcão, informou que a presidente Dilma Rousseff pode estar presente em Garanhuns, para participar da solenidade.

De acordo com Falcão, a presença da presidente é quase certa. Estaria faltando apenas alguns ajustes na agenda dela.

Soldado do BPTran ajuda em parto

O soldado do Batalhão de Trânsito do Recife (BPTran), Fábio dos Santos Ribeiro, 42 anos, teve um plantão, no mínimo, atípico nesta quarta-feira (23). Por volta das 2h da madrugada, ele atendeu ao chamado de um homem, que pedia ajuda pois a vizinha estava prestes à dar a luz. Quando chegou à residência, localizada na Rua Campos Sales, na Madalena, Zona Oeste do Recife, Veridiana Maria Sales, 24, sentia fortes contrações e já tinha entrado em trabalho de parto.

Cerca de 15 minutos foram suficientes para Fábio realizar o procedimento e trazer João Vitor ao mundo. O bebê e a mãe estão internados na maternidade Barros Lima, Zona Norte da capital, e passam bem. “Foi tudo muito rápido. Quando eu atendi ao chamado não dava mais tempo de levá-la para um hospital, o parto tinha que ser realizado ali mesmo”, explicou o soldado. “Pedi lençóis limpos e realizei o parto. Em seguida levei a mãe e o bebê, ainda preso pelo cordão umbilical, para a maternidade”, completou.

Apesar do caráter inusitado do fato, o soldado disse que essa não foi a primeira vez que ajudou em um parto. Há 15 anos ele estava de plantão em Camaragibe, quando uma mulher deu à luz dentro da viatura, no meu colo dele. “No entanto, da primeira vez eu só ajudei, agora eu tive mesmo que realizar o procedimento”, afirmou.

João Vitor nasceu com 52 centímetros e pesando 3,7 quilos. A mãe do garoto disse que quando voltar para casa vai convidar o soldado para conhecer o menino. A previsão é que eles recebem alta médica já quinta-feira (25).

UFRPE-UAG luta por melhorias e faz protesto

O clima de revolta e frustração estava estampado nos rostos dos estudantes, professores e técnicos em administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, nesta quarta-feira (24), quando foram às ruas lutar por melhorias na Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Pela manhã, a comunidade Acadêmica realizou ato no Centro, no Largo do Colunata, onde expuseram todas as dificuldades presentes na UAG.

Tendo sido apontado graves problemas tanto no que diz respeito a recursos pedagógicos, quanto a espaço e estrutura, as reivindicações passavam também por quantidade insuficiente de professores, falta de espaço para estágio e com isso a baixa estima dos alunos.

“É uma realidade que está nos afligindo, mas temos que pôr a mão na massa. Essa nossa caminhada é a continuidade de uma luta por melhorias em toda a UAG”, disse o professor Valmir, do curso de Agronomia.

Para a aluna Mirtes Pedroza, do 6º período de Medicina Veterinária, apesar da Unidade está implantada há 6 anos, existem muitas obras inacabadas que comprometem um eficiente andamento de muitos cursos.

“Além de obras inacabadas, as atividades práticas dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária, por exemplo, são precárias, por não termos uma estrutura de Fazenda-Escola. E isso a UAG já tendo 6 anos de existência é inadmissível”, destacou.

fonte: agendagaranhuns

Estudante da Rural é assaltado perto da faculdade

Um estudante foi vítima de assalto por volta das 19h dessa terça (23), quando se dirigia à Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Garanhuns.

Fábio José, de 28 anos, aluno do 3º período do curso de Letras, estava na Avenida Bom Pastor, chegando à faculdade, quando foi abordado por quatro desconhecidos que levaram dele um casaco de couro, um celular e R$ 50.

Os homens ainda efetuaram um disparo de arma de fogo que não atingiu a vítima. Eles fugiram em seguida e não foram localizados.

Menina de seis anos é abusada sexualmente em Canhotinho

Um agricultor foi preso nesta terça (23) ao praticar sexo oral com uma menina de seis anos em Canhotinho.

João Francisco da Silva Filho, 36 anos, foi denunciado pela avó da criança que disse que ele estava apalpando as partes íntimas da garota.

O homem já cumpria pena no regime semiaberto e foi conduzido à 18ª Unidade Seccional de Polícia de Garanhuns onde foi autuado em flagrante por tentativa de estupro.

Corpo é localizado em sítio de Bom Conselho

O corpo de um homem foi encontrado baleado no Sítio Riacho do Campo em Bom Conselho por volta das 8h30 dessa terça (23).

A vítima, Karilson Alves da Silva, 33 anos, natural de Palmeira dos Índios, apresentava perfurações provavelmente provocadas por disparos de arma de fogo.

Os moradores do local não souberam informar detalhes do crime, nem dados da vítima, por ser desconhecida na área.

o corpo já foi enterrado.

20 ANOS DE RÁDIO PAPACAÇA


 UM NOVO RÁDIO NO AGRESTE MERIDIONAL


Há 20 anos a radiofonia interiorana ganhou um novo impulso com a implantação da Rádio Papacaça AM, em Bom Conselho, no Agreste. A ousadia surgiu em 28 de dezembro de 1991, através do espírito empreendedor de Hélio Urquisa Silvestre, que já atuava com sucesso nos segmentos de bebidas, transportadora e advocacia. Apaixonado pela sua terra natal, onde nasceu Bom Conselho, o empresário via na emissora um meio de divulgar a sua terra, as coisas da nossa gente. Sempre primando pela qualidade, a Rádio Papacaça desde cedo mostrava para que veio ao assumir compromissos sociais e levando a informação verdadeira aos seus ouvintes, através de uma equipe de profissionais.
 Todo esforço valeu a pena e a emissora há duas décadas comemora a liderança de audiência em Bom Conselho e região. O som da Papacaça chega a mais de dois milhões de ouvintes em 86 municípios, em três estados: Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Acompanhando a evolução tecnológica, a emissora está sempre investindo na sua infra-estrutura e atualmente opera através do transmissor em estado sólido. Tudo para levar um som de qualidade à casa do ouvinte, ou onde quer que ele esteja. A programação da Rádio papacaça é a mais diversificada da região.
 A emissora cumpre o papel do veículo de comunicação ao oferecer à população Educação, Cultura, Entretenimento e Informação em todos os gêneros do jornalismo. Nossa emissora mantém um forte laço de amizade e de cumplicidade com os ouvintes. É através destes sentimentos que a emissora encurta distâncias entre as pessoas, que se reencontram e constroem novos projetos de vida. A popularidade da papacaça ganhou reforço ao partir na frente na globalização da informação e implantar o portal www.radiopapacaça.com.br.
A notícia ficou mais veloz e a Central de jornalismo informa, instantaneamente, tudo que acontece no Brasil e no mundo. Todo o sucesso e audiência estão ligados a uma programação popular voltada a todas as classes sociais, desta maneira intitulando-se a Rádio que tem a sua cara. A Rádio Papacaça é filiada da ASSERPE Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco.

Professores e alunos da UFRPE fazem manifestação nesta quarta, em Garanhuns

Professores, técnicos e alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns, agreste do Estado,  vão realizar uma paralização em protestos às péssimas condições estruturais da instituição.

Eles prometem se reunir em frente à UFRPE, na manhã desta quarta (24), e caminharem por todas as ruas de Garanhuns, além de enterrarem um caixão no cantro da cidade.

Trabalhador rural assassinado no assentamento São Joao a golpe de facão

Uma pequena discussão terminou na morte de um trabalhador rural, no município de Tamandaré, Litoral Sul do Estado. Wellington Severino Santos da Silva, 26 anos, foi morto a golpes de facão, desferidos por um outro ruralista, o Edvaldo Cândido Bezerra, que se encontra foragido.

De acordo com a polícia, o crime, que aconteceu no assentamento São João, teria sido por motivos "fúteis". Wellington teria sido golpeado atá a morte. A delegacia de polícia de Tamandaré registrou o caso. O corpo da vítima já se encontra no Instituto de Medicina Legal (IML), bairro de Santo Amaro, área Central do Recife.

Ex-prefeito alagoano e seu filho são presos pela PF por trabalho escravo no Pará

O ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso, foi preso, na manhã desta quarta-feira (24), durante a Operação Panilha desencadeada pela Polícia Federal no Pará sob a acusação de envolvimento num esquema de trabalho escravo na região de Altamira. O filho dele, Liberalino Dâmaso, que é prefeito na cidade de Vitória do Xigu, também foi detido em sua casa no município paraense.
Segundo a PF, Vitória do Xingo é um reduto da família alagoana Dâmaso, que mantém vários negócios na região, como fazendas, laticínios e lojas de automóveis.
A prisão do ex-prefeito aconteceu no início da manhã de hoje na sua residência, na região central de Marechal Deodoro e foi determinada pela Justiça do Pará. O pedido foi feito pela Delegacia de Altamira (PA).
As informações da Polícia Federal são de que o mandado de prisão contra Danilo Dâmaso é temporária, mas ainda não se sabe se ele fica em Alagoas ou segue para o Pará.
Nesta manhã, ele presta depoimento na sede da Polícia Federal, em Jaraguá, e deve seguir para o Instituto Médico Legal para fazer exames de corpo de delito.
Em maio do ano passado, Dâmaso foi detido por desacato à autoridade e em 2005 foi preso durante a operação Guabiru, da Polícia Federal, que investigou o desvio em verbas federais para compra de merenda.