sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DESVENDADO O CRIME> MOTO-TAXISTA ASSASSINADO EM BOM CONSELHO


A Policia Civil de Bom Conselho que tem a frente o delegado Dr. Elcimar Fraga, prendeu na noite de ontem três pessoas envolvidas na morte do moto-taxista José Célio Ferreira de Souza de 39 anos de idade, crime ocorrido no dia 27 de abril passado. As pessoas presas e envolvidas neste crime que comoveu a cidade de Bom Conselho são: Samuel Pereira da Silva, 19 anos, Valdeandro Acelino da Silva, conhecido por Luciano e Erivaldo Pereira da Silva de 34 anos, conhecido por Pipoca e cunhado da vítima.


CONFIRA QUEM É QUEM NESTA HISTÓRIA:
O Samuel Pereira da Silva foi o primeiro a ser preso e confessou a policia a sua participação no crime. Segundo, Samuel, recebeu R$ 10,00 (dez reais) do Pipoca (cunhado do Célio), um dia antes do crime, ou seja, no dia 26 de abril, para chamar o moto-taxista para fazer uma corrida. O ponto de parada da corrida foi o local do crime, na estrada da Barra do Brejo. Chegando ao local, o moto-taxista Célio que trazia na garupa da moto o Samuel, se deparou com o Pipoca (seu cunhado) e o Luciano. No relato à policia, Samuel ainda informou que começou uma discussão do Célio com o Pipoca e posteriormente uma luta corporal entre os dois, mas, quem esteve segurando a arma de fogo foi o Luciano. O Samuel quando viu a briga resolveu correr e quando já se distanciava da briga, ouviu 03 disparos de arma de fogo. Dos 03 tiros, 02 acertaram o Célio na região do abdômem.

Valdeandro Acelino da Silva (Luciano como é conhecido), residente na Parmalat, foi o segundo a ser preso pela policia. Tanto o Luciano como o Samuel tem uma amizade de vários tempos, pois, quando o Samuel precisava da moto do Luciano ele emprestava.

Erisvaldo Pereira da Silva (Pipoca como é conhecido e cunhado do Célio), para a policia, foi o mentor de tudo. Além de dar R$ 10,00 para o Samuel e têlo ameaçado para não desistir do crime, convidou o Luciano para fazer parte da empreitada para ceifar a vida do próprio cunhado. Segundo a Policia Civil, o Pipoca já foi preso por tráfico de entorpecentes. Os três participantes do crime premeditado foram encaminhados para a Cadeia Pública da cidade de Saloá.

MOTIVO DO CRIME
Segundo as informações policiais pode ter sido por inveja, herança, etc. Os detalhes da motivação do crime ainda estão sendo concluídos. Tanto o Pipoca e o Luciano negam o envolvimento no crime, mas, o Samuel confessou toda a trama. O Dr. Elcimar Fraga, com sua equipe de trabalho ralaram bastante para chegar as provas cabíveis para que o justiça decretasse a prisão dos envolvidos, eles foram enquadrados pelo crime de homicídio qualificado. A policia fez sua parte, agora é com a justiça.

PRISÕES
No momento da prisão, os acusados do crime (todos residentes na cidade) não reagiram a prisão, até por que eles estavam vivendo como se nada tivesse ocorrido, e a maior dificuldade da policia foi conseguir provas para enquadra-los no crime de homicidio qualificado que pode pegar de 12 a 30 anos de cadeia.

fonte: Blog Claudio André - O Poeta

Bom Conselho realiza I Conferência para Políticas Públicas para Mulheres

No próximo dia 23 de setembro, das 8h às 14h, será realizada no município de Bom Conselho a I Conferência para Políticas Públicas para Mulheres.

O evento acontecerá no auditório do Centro Social Urbano, na Rua Cleto Campelo, 171, Centro.

Além de debates, reflexões e propostas para melhorias do segmento de organizações femininas devem ser tratados.

Estado fica mais um mês sem atingir a meta de redução de homicídios

Agosto chegou ao fim com mais um balanço preocupante para a segurança pública em Pernambuco. Os dados preliminares do mês registram 270 assassinatos em todo o Estado. Sete a menos do que em agosto de 2010. A redução não foi suficiente para que a meta de 12% do Pacto pela Vida fosse atingida. No acumulado do ano (de janeiro a agosto), 2011 tem 25 homicídios a mais do que 2010.

A expectativa do governo era de um mês menos violento, mas o último fim de semana de agosto frustrou o plano. Foram 38 assassinatos no Estado em apenas dois dias. O domingo, em particular, teve 23, praticamente um homicídio por hora.

Infográfico
ampliar


Até mesmo áreas que não estavam mais entrando na lista de violentas, como Santo Amaro, na capital, voltaram a anotar assassinatos. Quatro jovens foram perseguidos e baleados durante a tarde da última quarta-feira, pelas ruas do bairro. Dois deles morreram.

Em agosto, a polícia ainda registrou uma chacina no Janga, em Paulista, na Região Metropolitana, e um latrocínio na Cabanga, área central do Recife.

“Tivemos algumas situações no mês passado, com as quais não vínhamos nos deparando há algum tempo. O importante é que mesmo assim, as estratégias adotadas deram resultado e conseguimos reduzir o número de homicídios. Isso nos dá ânimo para encarar o desafio dos quatro meses restantes e buscar atingir nossa meta de 12%”, frisou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

A estratégia de que fala o secretário consiste em priorizar a busca e prisão de homicidas. Cada um dos comandantes, das 26 áreas integradas nas quais o Estado foi dividido, tem uma lista de suspeitos a serem procurados. São homens e mulheres que cometeram assassinatos e estão foragidos.

“São criminosos que cometeram mais de um homicídio e que por alguma razão estão em liberdade. Existe um número muito grande de mandados de prisão, por vários tipos de delito, a cumprir. Selecionamos aqueles dos acusados de serem assassinos contumazes como prioridade”, alertou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

O cadastro dos mais procurados é dividido da seguinte forma: 600 assassinos que têm mandado de prisão, 100 acusados que a Justiça ainda não havia expedido mandado, mas que tiveram a ordem solicitada pela polícia e 50 detentos do regime semiaberto que não estavam obedecendo às regras de pernoite na cadeia ou de comparecimento ao emprego.

Em nenhum mês de 2011, o governo do Estado conseguiu atingir a meta de redução de 12% na taxa de homicídios. Pior, em março, abril e julho, houve aumento da violência. Nos outros cinco meses, a queda foi bem mais tímida do que a projetada. O resultado é que nos quatro meses restantes seria necessário que a média de execuções em Pernambuco não ultrapassasse 170 casos. Números só obtidos pelas autoridades no início da década de 90.

Bom Conselho concede Comenda ao governador Eduardo Campos


A Câmara Municipal de Bom Conselho, através do Projeto de Lei nº 020/2009, de autoria dos vereadores Carlos Alberto (foto) e Gilmar Aleixo, criou a Comenda Dantas Barreto, que foi sancionada no mês passado se tornou a Lei nº 1433/2009. É, portanto, esta Lei que terá como seu primeiro condecorado o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“Esta é uma forma de retribuição ao governador pelo que ele tem feito por Bom Conselho e pelo Agreste Meridional. Acreditamos que Eduardo tem apresentado uma política bem diferenciada no Estado, daí seu merecimento”, comentou Alberto.

Projeto de Lei aprovado na Câmara por unanimidade, criou a condecoração para ser concedida anualmente a pessoas naturais ou jurídicas que tenha se destacado por meio de ações voltadas para o município.

Desta forma, a concessão da Comenda Dantas Barreto será facultada à personalidade que venha a se destacar nas áreas Ambiental, Educacional, Empresarial Cultural e Social.