quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Instituições trabalham em conjunto para combater o contrabando no Estado

Segundo a Receita Federal, houve um crescimento de 51,1% em apreensões de produtos contrabandeados, que somaram mais de R$ 600 milhões só nos quatro primeiros meses deste ano

Dados da Receita Federal mostram que, nos quatro primeiros meses deste ano, as apreensões de produtos contrabandeados somaram mais de R$ 600 milhões – um crescimento de 51,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o objetivo de tentar coibir esse crime, instituições ligadas à segurança pública vão trabalhar em conjunto para combater a entrada ilegal de mercadorias.

As cargas são fiscalizadas nos postos fiscais da Secretaria da Fazenda, que também participa desse trabalho. “Todo transportador é obrigado a parar nessas unidades. Aqui, a gente faz a vistoria, faz uma digitação da nota fiscal, onde é verificada a origem da mercadoria, o destinatário e se a mercadoria bate com o que ele está declarando na nota fiscal”, explica o gerente regional da Secretaria da Fazenda, Miguel Feliciano.

Se algo de errado for detectado, as investigações são assumidas pela Polícia Federal. “A PF atua na investigação sobre a entrada desses produtos, sejam contrabandeados ou sem pagar o imposto. A gente identifica as rotas de entrada, o caminho que é feito e instaura inquéritos policiais para investigar esse tipo de crime”, afirma o delegado da PF, Dário Sá Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário