quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Pernambuco cria territórios produtivos para melhorar a vida no campo
O objetivo dos Territórios Produtivos é melhorar o nível de produção e a renda dos pequenos agricultores do Estado. Ao todo serão 30 territórios produtivos espalhados em todas as regiões do Estado. A proposta é alavancar o desenvolvimento das rede produtivas, visando melhorar o nível de produção e renda dos agricultores familiares, através da integração dos agentes envolvidos no processo produtivo, como as associações, as cooperativas, as universidades, os governos, as instituições financeiras, os fornecedores e prováveis compradores.
O trabalho será conduzido e implantado através de ações organizadas pelo ProRural e vai beneficiar áreas de Grãos, Caprinovinocultura, Apicultura e Meliponicultura, Piscicultura, Pesca, Mandiocultura, Inhamecultura, Fruticultura, Bovinocultura, Hortaliças Agroecológica e Turismo Rural.
O programa atuará através da promoção de uma ação integrada, onde as políticas públicas para os agricultores familiares sejam executadas considerando o envolvimento das diversas organizações associativas que empreendem coletivamente uma atividade econômica predominante em cada região.
De acordo com o Gerente do ProRural, José Patriota, com a construção de planos de investimento territoriais, considerando a integral participação dos agentes locais, busca-se a interiorização do desenvolvimento de forma regionalizada. “É uma iniciativa estratégica que visa o fortalecimento das cadeias produtivas, promovendo a inclusão social e o enfrentamento à pobreza rural”, explica.
Um dos primeiros territórios produtivos a entrar em funcionamento é o da Rede Produtiva do Feijão. Ele será implantado numa região formada por 11 municípios do Agreste Meridional, responsáveis por uma produção de 65 mil toneladas/ano do feijão. O Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão envolve os municípios de Angelim, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba, Jupi, Jucati, Jurema, Garanhuns, Lajedo, São Bento do Uma e São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário