quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VISITE BOM CONSELHO

HISTÓRICO DA CIDADE

As terras onde hoje está localizado o município de Bom Conselho foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô. Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer Reijmbac. Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população crescia a olhos vistos. Assim, em 1887, transformou-se em freguesia. A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade. Em 03 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo, através da Lei providencial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano, data em que ocorre anualmente a festa de emancipação de Bom Conselho. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Barra do Brejo, Caldeirões, Lagoa de São José, Igreja Nova, Rainha Isabel e Cachoeira do Pinto. 

Significado do Nome

 Em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. 

Aniversário da Cidade

 28 de Dezembro 

 COMO CHEGAR 







Localização

Mesorregião do Agreste.

Limites

Ao norte com Saloá e Terezinha, ao sul com o estado de Alagoas, a leste com Lagoa do Ouro e a oeste com Iati.

Acesso Rodoviário

PE-218, BR-424, BR-423 e BR-232.
Distâncias

275 km da Capital

 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Turismo Cultural

O município destaca-se por sua beleza natural e pela imponência de sua arquitetura. A construção em estilo neobarroco da Matriz da Sagrada Familia, de 1882, com detalhes em ouro nos seus altares, é uma das principais atrações turísticas da cidade.




Atrativos Naturais

Sua natureza é exuberante, sendo imperdíveis os passeios às cachoeiras do Pinto, da Rainha Isabel e a corredeira Poço da Nega. A primeira se divide em duas, com uma grande queda d´água de aproximadamente 10 metros. Já a Cachoeira da Rainha Isabel está ambientada em meio às rochas por onde escoam suas águas e que deram origem a pequenos caldeirões.






Turismo Ecológico e Histórico -


Grutas, cavernas, furnas e mirantes também fazem parte do roteiro do turismo ecológico. Histórias populares sobre a Caverna dos Flamengos, conhecida como Buraco do Bulandi, contam que o local teria sido escavado pelos holandeses em fuga após a derrota imposta pelos pernambucanos.

Prédio da antiga Cadeia Pública

Onde hoje funciona o Departamento de Cultura, Turismo e Desportos, faz parte do conjunto arquitetônico do século XIX da cidade.

Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho

Primeiro do agreste pernambucano a formar professoras. Erguido por iniciativa de Frei Caetano de Messina, teve seus trabalhos iniciados em 13 de fevereiro de 1853, denominado como Colégio do Bom Conselho de Maria. É uma edificação imponente de dois pavimentos e que está aberta à visitação.


O Artesanato

Destaque peças em madeira como talhas e esculturas que estão expostas em galerias, feiras típicas e nos principais pontos turísticos do Recife. Também há produção de utilitários em cerâmica que segue a tradição dos costumes indígenas.



VISITE BOM CONSELHO - PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário