Segundo os índios, a propriedade está localizada em área indígena e estava abandonada há mais de dez anos; Funai cai averiguar o caso
Cerca de 2,3 mil índios da etnia Kapinauá invadiram uma fazenda no município de Buíque, no Agreste pernambucano. A propriedade tem 4 mil hectares, o equivalente a 4 mil campos de futebol, e eles alegam que ela está localizada em área indígena e estaria abandonada há mais de dez anos.
"O fazendeiro Ronildo Mariano comprou essa propriedade e tem mais ou menos 10 anos que ele abandonou a propriedade. As famílias não tinham onde trabalhar, onde criar, então resolvemos colocar roças no local", diz a índia Socorro Jucá.
Além de Buíque, os Kapinawá – 6 mil pessoas distribuídas em 26 aldeias – também são encontrados em Tupanatinga e Ibimirim, no Sertão. Eles querem que a reserva indígena destinada à etnia tenha 26 mil hectares, o dobro da área atualmente demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Segundo os índios, o próximo passo deles é invadir o Vale do Catimbau, área que fica ao lado da fazenda e integra um parque administrado pelo Ibama. "Independentemente de ser parque, a gente está defendendo o que é nosso, não estamos tomando nada de ninguém, estamos protegendo nosso território", alega o pajé Kapinawá Robério Francisco Silva.
O dono da fazenda informou que já contratou um advogado para entrar com uma ação na Justiça contra a Funai, que disse não ter recebido ainda informações a respeito do caso. A Fundação garantiu que vai averiguar a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário