Desde 2008, o Hospital Municipal Santa Terezinha, unidade ligada a Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, o popular Teste da Orelhinha, para todas as crianças nascidas no Município.
O exame, que precisa ser realizado nos primeiros 90 dias de vida do bebê, tem o objetivo de detectar precocemente alguma perda auditiva ou surdez na criança.
Naquela Casa de Saúde, após o parto, mãe e filho já são liberados com o exame agendado.
O atendimento a esses pequenos pacientes acontece no Hospital Municipal as terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas, por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao local com a criança e munidos do cartão de vacinação do recém-nascido, além do encaminhamento médico do hospital onde foi realizado o parto, ou do Posto do Programa de Saúde da Família (PSF) onde estão cadastrados.
Segundo a fonoaudióloga responsável pelo Teste da Orelhinha no Hospital Municipal, Rafaela Lima, o Exame é muito importante para impedir déficits cognitivos e auditivos no futuro, além disso, é rápido e indolor.
“Após o exame, se for detectada alguma alteração, a criança será encaminhada ao Recife para que seja feito um diagnóstico completo, e posteriormente, passará por um acompanhamento fonoaudiológico aqui mesmo no Município”, esclareceu a fonoaudióloga, Rafaela Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário